Doenças Respiratórias e do Sono da Criança

O curso compreende Formação Avançada em Pneumologia e Sono Pediátricos. As doenças respiratórias são a causa mais frequente de admissões hospitalares em Pediatria. O sistema respiratório está exposto a fatores ambientais (alergénios, poluentes, infeções), o que o torna suscetível para uma série de doenças. O desenvolvimento pulmonar nos primeiros anos de vida é muito rápido predispondo para repercussões a longo prazo das doenças ou exposições precoces na vida. A prática clínica nas áreas da pneumologia pediátrica e do sono contemplam uma série de estudos fisiológicos e de imagem que exigem formação específica. O curso pretende criar uma oportunidade para que os alunos retirem para a sua vida profissional ensinamentos concretos, imediatos e de longo prazo, em vários ambientes e vertentes profissionais. Estes objetivos serão atingidos pela diversidade dos conteúdos formativos, componente prática e oportunidades de treinos diversos e pela experiência dos docentes.

3 razões para escolher este curso

1.

Reconhecer e avaliar os aspetos normais da respiração e do sono na criança nas diferentes fases do seu desenvolvimento (lactente, criança e adolescente).

2.

Reconhecer as doenças respiratórias e do sono na criança e no adolescente e familiarizar-se com os procedimentos diagnósticos, terapêuticas e prognósticos das doenças pulmonares, da via aérea e do sono, quer as mais frequentes quer as mais raras.

3.

Adquirir à-vontade com a maioria das terapêuticas em pneumologia pediátrica e sono: uso racional de fármacos, reabilitação respiratória, dependência de oxigénio, ventilação não invasiva domiciliária e manuseamento da via aérea.

Plano de Estudos

Este curso realiza-se na modalidade b-learning.

Pode ser frequentado na totalidade, curso de especialização, frequência de Unidades Curriculares Isoladas ou Cursos Avançados.

Objetivos

  • O curso tem como principal objetivo dotar os profissionais destas áreas do conhecimento de atualização de conhecimentos e competências nas doenças respiratórias e do sono na criança.
  • A evolução do conhecimento, a crescente exigência e responsabilidade no exercício profissional e a frequência e complexidade crescente das doenças pediátricas nas áreas da Pneumologia e do Sono criam exigências de atualização e especialização assistencial e técnico-científica, agora mais que nunca justificada pela atual diversidade e dinâmica evolutiva nas áreas diagnóstica, terapêutica e prognostica.
  • O curso pretende dotar e reforçar competências para que os profissionais estejam capacitados para, de forma preventiva efetuarem uma intervenção precoce, de integração social, na família e nas comunidades e dar continuidade à integração de cuidados nas áreas respiratórias e do sono pediátricos, respondendo a questões relacionadas com doenças respiratórias agudas e crónicas, especificidades das abordagens clínica, diagnóstica e terapêutica nas áreas das ciências respiratórias e do sono na criança, gerando ainda oportunidades de qualificação profissional, científica e pedagógica.
  • Temos sentido, pela atividade assistencial e pelas linhas de investigação nesta área, que esta formação vai corresponder às necessidades de aquisição de conhecimentos dos profissionais de saúde, com desenvolvimentos científicos e pedagógicos de forma a melhorarmos a atividade assistencial para resposta aos desafios da frequência e/ou complexidade e dinâmica de algumas destas doentes, nomeadamente para elevar a qualidade e os padrões de resposta aos doentes e famílias.
  • O curso pretende igualmente capacitar os profissionais que concluam com sucesso as diversas áreas formativas para integrarem desafios ou carreiras especiais nestas áreas do conhecimento.
  • O curso visa explorar e potenciar áreas comuns e transversais ao ensino e investigação na FMUL de forma a criar oportunidades científicas com outcomes epidemiológicos.

Competências a adquirir

Pretende-se que os alunos retirem para a vida profissional ensinamentos concretos, imediatos e de longo prazo, em vários ambientes e vertentes profissionais, pedagógicas e científicas. No final, o estudante deverá:

  • Reconhecer e avaliar aspetos normais da respiração e do sono nas diferentes fases do desenvolvimento da criança.
  • Reconhecer as doenças respiratórias e do sono e familiarizar-se com as ações diagnósticas e terapêuticas.
  • Descrever e entender as vantagens e limitações de cada teste diagnóstico; reconhecer e interpretar os principais resultados.
  • Conhecer e interpretar os exames na sua relevância clínica.
  • Adquirir à-vontade com a maioria das intervenções farmacológicas e não farmacológicas, incluindo dispositivos médicos, nas áreas científicas do curso.
  • Desenvolver competências para reconhecer e interagir com as diversas áreas influenciadoras da saúde respiratória, incluindo as exposições a diversos agentes, quer em saúde quer em doença.
  • Conhecer metodologias de prevenção e intervenção em saúde.
  • Estar capacitado para integrar equipas investigacionais, participar em ensaios clínicos e publicar.
  • Consolidar conhecimentos em comunicação, ética, medicina de evidência, translacional, métrica e modelos.

Saídas Profissionais

Este curso proporcionará um nível de especialização e valorização de recursos humanos e consequentemente poderá influenciar as oportunidades de carreira nas áreas profissionais a que se destina, nomeadamente a facilitação da inserção ou promoção no mercado de trabalho.

Destinatários

Licenciado ou equivalente legal na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos, Medicina, Ciências Farmacêuticas, Tecnologias Superiores de Diagnóstico e Terapêutica em particular nas áreas de Fisioterapia e Cardiopneumologia e áreas afins;

 

Condições de Admissão

São admitidos como candidatos à inscrição, aqueles que satisfaçam as seguintes condições:

  • Licenciado ou equivalente legal na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos, Medicina, Ciências Farmacêuticas, Tecnologias Superiores de Diagnóstico e Terapêutica em particular nas áreas de Fisioterapia e Cardiopneumologia e áreas afins;
  • Grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos;
  • Grau académico superior estrangeiro na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pela comissão científica do curso;

 

Outras Informações

Para se candidatar aceda a: https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Os candidatos que já têm uma conta CAMPUS (que frequentam ou frequentaram um curso na Faculdade de Medicina), devem iniciar a candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Para aceder deve fazer login com a conta do Campus e depois aceder ao menu Candidato (no topo da página) para iniciar a candidatura.

Se não se lembrar do nome de utilizador ou senha da conta, clique AQUI e siga as instruções para a recuperação do nome de utilizador ou senha.  Se não conseguir recuperar o seu nome de utilizador ou palavra-passe através do mecanismo de recuperação, deverá enviar um e-mail para o endereço suporte@medicina.ulisboa.pt com os seguintes dados: nome completo; número de estudante; identificação do número do curso; número de identificação (BI/CC); e-mail externo.

Os candidatos que não tenham acesso à conta do Campus (Fenix) devem registar-se AQUI

Após criar a sua conta, receberá no seu e-mail o nome de utilizador após o qual poderá iniciar a formalização da candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

A propina poderá ser paga, na sua totalidade ou em prestações, de acordo com os prazos e valores indicados na deliberação de propinas para o ano letivo 2022/2023.

Deliberação de propinas para o ano letivo de 2023/204 (a disponilibilizar brevemente)

Comissão Coordenadora

Avatar
Teresa Bandeira
Professora Coordenadora
Avatar
Ana Saianda
Comissão Executiva
Avatar
Carolina Constant
Comissão Executiva
Avatar
Lia Oliveira
Comissão Executiva
Avatar
Luísa Pereira
Comissão Executiva
Avatar
Rosário Ferreira
Comissão Executiva