Dia Internacional da Criança com Cancro
Share

criança doente de cancro

Todos os anos são diagnosticados 400 novos casos de cancro em crianças e jovens e, apesar da taxa de sobrevivência rondar os 80 por cento, e de ser considerada uma doença rara, continua a ser a principal causa de morte nesta faixa etária.

Dois terços dos jovens que fizeram tratamentos oncológicos ficam com sequelas que lhes diminuem a qualidade de vida e em um terço dos sobreviventes as sequelas são graves. É imperioso que haja uma Consulta de Sobrevivência Estruturada em todos os centros de referência como acontece no IPO de Lisboa. Em declarações à imprensa, Margarida Cruz, Diretora geral da Acreditar defendeu mesmo que esta medida constasse na Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro, Horizonte 2030 – que entrou em vigor este ano e que tem como objetivo aumentar a equidade no acesso aos cuidados de saúde.

laço amarelo da luta contra o cancro nos jovens e crianças 

A investigação na área da oncologia pediátrica é outra necessidade que tem sido esquecida bem como a existência de um Registo Oncológico Pediátrico que contenha os dados relevantes para a gestão desta área e para a comparação internacional que permita retirar conclusões e não encarar as crianças e adolescentes como mini adultos.