Dia Aberto na FMUL
Share

 

alunos a entrada da fmul

Todos os anos a FMUL abre as portas aos alunos das escolas secundárias para perceberem se é aqui que querem estudar. Dois cursos são aqui lecionados: MIM e LCN. Foram dias distintos para receber cada um dos grupos, mas a dedicação de toda a equipa e a emoção dos alunos foi a mesma.

 

Licenciatura em Ciências da Nutrição

 

sala de aula com alunos sentados e professor

No dia 17 de abril eram cerca de 30 os alunos que vieram de várias escolas do país para conhecerem os professores, o plano curricular, as instalações e sobretudo as possibilidades que este curso oferece quer no mercado de trabalho, quer aqui na Faculdade de Medicina de Lisboa. O que podem aqui encontrar que potencia a sua escolha na FMUL? Desde logo, como foi dito pelo Diretor e pelas professoras do curso, a escola estar paredes meias com a Unidade Local de Saúde de Santa Maria, que oferece a todos os que aqui trabalham casos diferentes e raros todos os dias. Estudar aqui é partilhar dessa dinâmica, é estar envolvido numa engrenagem que faz a diferença na vida dos milhares que por aqui passam. Um estudante na FMUL tem contacto com a realidade que o espera no mercado de trabalho muito mais cedo do que outro que o faça no recato de uma faculdade.

alunos a confecionarem almoço no lab de nutrição da FMUL

A Maria vem de Loures, tem 20 anos e foi “a tia do coração” que a incentivou a vir ao dia aberto. “É nutricionista, gosta do que faz e acha que talvez me possa interessar por este curso. Ainda não tenho a certeza se consigo entrar porque as médias são altas, mas até agora estou a adorar,” diz enquanto corta os pimentos para fazer o almoço que vai degustar na companhia dos restantes alunos e de todo o staff que ajudou nesta organização.

alunos a visitarem serviço de nutrição da ULS Santa Maria

A Ana Maria vem de Mafra, tem 17 anos, pratica desporto e é adepta de uma vida saudável. O curso de nutrição vem nesta linha de pensamento e é quase uma inevitabilidade. Quanto à escolha da FMUL, “a qualidade do curso”, é a razão invocada. Destaca ainda as oportunidades que a área oferece atualmente. “Tem saídas profissionais muito interessantes e variadas. A área clínica, a nutrição desportiva são disso exemplos.” A Ana Maria esteve na Futurália e depois de falar com a equipa FMUL decidiu vir experimentar o dia aberto.

mesa posta por alunos

A Karen, a Matilde a Marta e o Leandro todos fizeram parte do grupo que visitou os laboratórios de nutrição, experimentaram todos robots que existem para a prática clínica e para o estudo desta área e no final confecionaram um almoço equilibrado e saudável que depois partilharam enquanto se iam conhecendo.

Esperemos voltar a vê-los!

 

Mestrado Integrado em Medicina 

auditorio da FMUL

 

Eram quase 200 os alunos do secundário que no dia 24 de abril entraram pela porta da FMUL em direção ao Auditório João Lobo Antunes. O encontro estava combinado para as 8h30 junto à estátua Egas Moniz. Foram chegando, e aos poucos encheram o auditório. Alguns vieram acompanhados pelos pais que acabaram por influenciar a escolha para este dia. É o caso do Manuel Carlos, 17 anos e que vem de Lisboa. Cresceu com os pais médicos e “nunca pensei ser outra coisa”. Parece que o destino estava traçado. “As conversas cruzadas entre o meu pai e a minha mãe influenciaram-me nesta escolha de seguir medicina”. A mãe está numa área “complicada que sei que não quero para mim” e que são os cuidados paliativos, o pai na Medicina Geral e Familiar. O Manuel não sabe ainda a especialidade que vai eleger, mas sabe que o Open Day correspondeu totalmente às suas expectativas.

 

jovens a subir as escadas da biblioteca da fmul

pessoas a sorrir

 

A Iris Querido estava muito indecisa entre a área a seguir. As ciências são a sua paixão, mas escolher qual delas quer para destino profissional, tem sido mais difícil; “biologia, investigação ou medicina?”  confessa que estava muito indecisa, mas depois das palestras e das visitas avançou, “descobriu que uma das possibilidades do curso de medicina é a de fazer investigação. Pensei sempre que estava mais ligado à parte clínica que não me interessa tanto. Vou ponderar mais uns dias, até porque não tenho de tomar essa decisão já, mas estou inclinada para vir para aqui.”

 

alunos de visita a ULS Santa Maria

A Matilde, a Marta e a Carolina destacaram as “Bright Talks” que lhes deram uma perspetiva muito real e “apaixonada” do que é ser médico.  No caso da Matilde em que a pediatria e a cirurgia são as duas áreas que a apaixonam, a conversa da Professora Claudia Faria, foi um dos momentos altos.

A parte da manhã, ainda no auditório e com um discurso mais formal por parte do Diretor da FMUL e do Presidente do Conselho de Administração da ULS de Santa Maria foi também motivador segundo disseram, "porque nos deu a perspetiva da dimensão e das possibilidades de estudar aqui," disse o Pedro. Já  a Professora Carmo da Fonseca despertou aqui o bichinho de alguns alunos que se sentem muito mais focado na área da investigação do que propriamente nas relações humanas, "que são imprescindíveis para quem quer ser médico". Quem disse foi uma aluna do 3º ano que acompanhou os grupos nas visitas e que sempre soube o que queria ser e sente que está no sítio certo. A Professora Maria Diógenes não só fez uma visita guiada no laboratório de Farmacologia e Neurociências como ainda lhe coube a apresentação do Open Day. 

mesa com representantes da FMUL e ULS santa Maria

 

Professora no auditório da FMUL

Visitar o Teatro Anatómico, os laboratórios onde se estuda por exemplo o comportamento animal para percebermos o cérebro humano e criar novos fármacos, a medicina patológica onde foi explicado o caminho desde a recolha do tecido até à sua análise e conclusão de diagnóstico, o Serviço de Medicina Intensiva onde a organização e a disciplina são fundamentais até “no lavar dos dentes dos doentes” porque qualquer infeção pode pôr causa a vida destas pessoas.

No final do dia foi a vez da Presidente da Associação dos estudantes deixar uma palavra aos futuros colegas. De seguida tirou-se a fotografia de grupo junto ao Prémio Nobel da Medicina e ouviu-se a tuna.

jovem fala para um auditório cheio de pessoas

 

jovens a jogar bandeiras da Faculdade de Medicina e da Nova Medical School ao ar

Seguiram embalados pela música dos estudantes, mas sobretudo motivados para voltarem e serem um dos nossos.  

Até breve!

 

jovens a assistir a palestra
mulher de fato cirúrgico discursa para plateia
jovens escutam palestra
mulher a falar
homem a falar
jovens a conversar
jovens a sorrir
jovens a sorrir
jovens a sorrir
jovens a conversar
jovem de óculos
jovens a sorrir
jovens a sorrir
jovens a conviver
jovens a conviver
jovens abraçados
dois rapazes com traje académico com as bandeiras das suas faculdades