Curso de Introdução à Epidemiologia (à distância)

Candidaturas até 13 de dezembro de 2020!
Pode candidatar-se à Bolsa UEPID até 13 de dezembro de 2020!

Objetivos

O objetivo geral é permitir a aquisição sólida de conceitos básicos da epidemiologia, detalhar o método de investigação epidemiológica, dar a conhecer técnicas de medição e de representação estatística e permitir a compreensão e crítica do desenho de estudos epidemiológicos.

Quanto a objetivos específicos, no final do curso o aluno deverá ser capaz de:

• Identificar o objeto de estudo da Epidemiologia, conhecer as realizações mais importantes da epidemiologia no avanço dos cuidados de saúde e saúde pública e o desenvolvimento histórico no pensamento e método epidemiológicos;
  • Conhecer a função da Epidemiologia na prevenção, investigação, prática clínica e definição de políticas de saúde;
  • Identificar o papel de fatores na distribuição de doenças nas populações;
  • Conhecer e aplicar medidas de distribuição da doença, de associação e de impacto;
  • Selecionar o desenho de estudo adequado à questão de investigação, bem como tomar decisões que otimizem a eficiência do desenho de estudo;
  • Identificar potenciais viéses, confundimento e fontes de erro, através da crítica de estudos epidemiológicos.

Os créditos deste Curso são reconhecidos no Mestrado em Epidemiologia da FMUL durante 2 anos.

Destinatários e Vagas

Este curso destina-se a profissionais de saúde (Licenciados em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Psicologia, Nutrição e Dietética, Medicina Veterinária, Biologia, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, etc.) e investigadores que pretendam aprofundar conceitos-chave em Epidemiologia e desenvolver a capacidade crítica na análise de estudos de investigação clínica e epidemiológica.

Propinas/ Valor da inscrição

Pagamento por Transferência Bancária
Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0
Valor da inscrição: 300€ (para inscrições após 7 NOV’20)
Na situação de atribuição de Bolsa UEPID, essa tem o valor de 75% da inscrição (225€, valor a ser restituído com a conclusão do estágio).

Nota: Deverá anexar no formulário abaixo o comprovativo de pagamento, acompanhado pela carta de motivação, CV resumido e certificado de licenciatura.

Datas e Carga Letiva

As aulas decorrem nos dias: 14 e 21 de dezembro, 4, 11, 18, 25 de janeiro, das 11h00 às 18h00.

Metodologia de Ensino

Dada a sua natureza de curso com ensino à distância, são estabelecidos métodos pedagógicos adequados, que potenciam os recursos tecnológicos com estratégias pedagógicas que resultem num aproveitamento prático e proficiente.

O curso irá decorrer integralmente à distância (em tempo real). Os alunos deverão participar de forma síncrona nos momentos de avaliação, discussão de trabalhos e, pelo menos, em 50% das aulas. Na participação nas aulas, é esperado que todos os alunos possam colocar questões e entrar na discussão, usando o microfone e que a câmara permaneça ligada durante a aula. Todas as aulas serão videogravadas e disponibilizadas aos participantes.

A avaliação será baseada nos trabalhos de casa (30%) e no exame final (70%).

Este curso pretende compreender uma formação balanceada entre a aprendizagem teórica e prática, garantindo também o compromisso de processos de avaliação de conhecimentos durante o curso.

Para tal, o curso percorre um conjunto de áreas e competências fundamentais:

• Áreas Pedagógicas: que seguem uma sequência consistente e que asseguram o alcance dos objetivos do curso;
  • Aulas Temáticas: que exploram temas conceptuais, aplicados, operacionais ou ilustrativos associados aos objetivos do curso;
  • Sessões de revisão e discussão presencial: para esclarecimento de dúvidas sobre os quizzes, trabalhos e de outros tópicos que os alunos achem pertinentes incluir na discussão. Poderão também ser colocados exercícios aos alunos, de modo a facilitar a revisão dos temas.
  • Trabalho de aplicação dos conhecimentos adquiridos, adequado ao perfil de interesse do aluno, com apresentação e feedback de colegas e docentes em sessão própria;

Bolsas UEPID

Aceitam-se candidaturas a Bolsa de Estágio de UEPID no valor de 75% da propina do curso. As candidaturas decorrem até 13 de dezembro. O processo e os critérios da seleção podem ser consultados aqui.

O estágio, a decorrer na Unidade de Epidemiologia em horário a estabelecer com o participante selecionado, tem um total de 30 horas e deverá ser concluído em 3 meses.

Certificação

Os participantes que concluírem o curso com assiduidade poderão requerer um certificado de participação. Os participantes que concluírem o curso com aproveitamento e assiduidade poderão requerer um certificado de aproveitamento.

Diretor do Curso
Prof.ª Doutora Cristina Furtado
(INSA, IMPSP-FMUL)

Docente Responsável
Mestre Dr. Paulo Nicola
(IMPSP - FMUL)

Unidade de Epidemiologia
Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública
Diretor: Prof. Doutor António Vaz Carneiro

Comissão Científica

Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Diretor

Prof. Doutor J. Melo Cristino
Presidente do Conselho Científico

Prof. Doutor Joaquim Ferreira
Presidente do Conselho Pedagógico

Formulário de inscrição

Mensagem de estado

Lamentamos… Este formulário está fechado a novas submissões.

E: 47091