CurArte – Novo Mural na Urgência Pediátrica

grupo encostado a parede decorada no hospital

A equipa da CurArte não consegue largar as tintas e os pincéis e fomos encontrá-los de mangas arregaçadas já com uma nova pintura, com um novo tema, mas com o propósito de sempre: aligeirar o peso de estar num hospital.

imagem de muro pintado

Desta vez o universo dos utentes e dos profissionais da urgência da pediatria ficou mais verde, mais encantado, ou não fosse o tema escolhido por todos, o da Floresta. Nas paredes pintadas, graças ao patrocínio das tintas CIN, já existiam alguns elementos e o Pedro Fava explicou que fez uma pesquisa para saber quais os animais que existiam na fauna em Portugal e a marta, pintada junto à porta que dá acesso às urgências, é um deles. É ela quem dá as boas-vindas a quem chega.

aluno a pintar um boneco na parede

parede pintada com motivos e cores alegres

Mais há mais animais nesta “floresta”. Pássaros, joaninhas, ouriços, insetos e muitas árvores de diversas cores. Claro que não falta a ambulância e a estrada que a conduz aqui ao CHULN, onde uma equipa de profissionais está aqui para receber e tratar todos os que precisem.

pessoas a pintarem parede

parede a ser pintada

O Pedro e a Francisca estavam lá no dia em que nos receberam, mas não eram os únicos: mais alunos, médicos e enfermeiros aproveitaram para dar umas pinceladas no novo mural que vai certamente transmitir sensações boas e ajudar nas rápidas melhoras.

parede pintada com motivos alegres

parede pintada

A História da CurArte

O projeto CurArte nasceu em 2020 e divide-se em pintura de mural e a criação de pinturas em molduras. Existem vários serviços decorados por esta equipa de artistas que têm a preocupação de consultar quem lá está a trabalhar para que possam contribuir com ideias. Este projeto pretende que haja cor e formas nas paredes que antes eram brancas e tristes, e que despertem sensações e sentimentos que ajudem a melhorar o estado de saúde de todos os que por lá estão. A Francisca garante que essa associação positiva entre arte e saúde está provada por estudos que reforçam essa evidência.

ambulância pintada

rapariga a pintar parede

Tintas, pincéis e muita criatividade transformaram uma parede branca, sem interesse, numa mescla de cores e de formas, tornando a entrada da Urgência Pediátrica menos triste.

latas de tinta e pincéis espalhados no chão

Aproveitamos para divulgar o concerto solidário que vai acontecer no dia 13 de Dezembro e que tem como objetivo angariar dinheiro que reverterá a 100% para comprar molduras para todos os serviços de Medicina Interna do CHLN.

cartaz de concerto solidário

É uma oportunidade única de fazerem a diferença em pessoas na posição mais vulnerável que há, a da doença.

Compre para si ou ofereça o seu bilhete em:  https://ticketline.sapo.pt/evento/curarte-arte-no-hospital-77331