Missão
A Clínica Universitária de Reumatologia tem como missão desenvolver o ensino e a investigação, promovendo uma prática clínica de elevada competência e diferenciação na área da Reumatologia.
Visão
A visão da Clínica Universitária de Reumatologia é a de ser reconhecida como uma referência internacional na área do ensino, investigação e prática clínica da Reumatologia, contribuindo para a progressão do conhecimento das doenças reumáticas e sua divulgação
Objetivos
- Formação pré-graduada e pós-graduada de qualidade e exigência, com ênfase na vertente prática.
- Investigação de translação e clínica, com forte pendor em ensaios clínicos.
- Diferenciação de áreas de atuação clínica para melhor qualidade e eficácia do ato médico.
A Clínica Universitária de Reumatologia é dirigida pelo Prof. Doutor João Eurico Cabral da Fonseca desde 2010, o qual coordena diretamente todos os aspetos do ensino e investigação da Reumatologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. O Diretor da Clínica Universitária de Reumatologia é também o Diretor do Serviço de Reumatologia da ULS de Santa Maria onde a maior parte da atividade de ensino se processa. A Coregente Prof. Doutora Maria José Santos é Diretora do Serviço de Reumatologia do Hospital Garcia de Orta, ULS Almada-Seixal, onde uma parte significativa do ensino ocorre também. A Coregente Prof. Doutora Elsa Vieira de Sousa é coordenadora da Unidade de Ensaios Clínicos do Serviço de Reumatologia da ULS de Santa Maria e é também vice-diretora do Centro de Investigação Clínica da ULS de Santa Maria. Há por isso uma integração de atividades de ensino, de investigação e clínicas nesta Clínica Universitária, num modelo que reflete o espírito do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML).
1 - Ensino
Mestrado Integrado em Medicina
- Mecanismos fisiopatológicos das doenças reumáticas: da auto-inflamação à auto-imunidade. Curso livre (2º ao 4º ano) (Regente Profª Maria José Santos)
- Práticas clínicas tutoriais de Reumatologia (4º ano) (Regente Profª Maria José Santos)
- Disciplina optativa de Reumatologia (4º e 5º ano) (Regente Profª Elsa Vieira de Sousa)
- Disciplina de Doenças do Aparelho Locomotor (3º ano) (Regentes Profª Cristina Ponte e Prof. Vasco Romão)
- Disciplina de Reumatologia integrada no Módulo de Medicina-Cirurgia (5º ano) (Regentes Prof. João Eurico Cabral da Fonseca, Profª Maria José Santos e Profª Elsa Vieira de Sousa)
- Coordenação dos Módulos III.IV e III.V e co-coordenação do Módulo de Medicina-Cirurgia do 5º ano (Prof. João Eurico Cabral da Fonseca)
- Orientação de teses de mestrado integrado em Medicina (5º e 6º ano)
- Estágios de investigação clínica em reumatologia (6º ano)
- Participações letivas da Reumatologia Introdução à clínica, Fisiopatologia Ortopedia e Pediatria.
Licenciatura de Ciências da Nutrição
- Aula teórica na área disciplinar de Patologia I
Licenciatura de Engenharia Biomédica
- Seminários na disciplina de Bioengenharia de Células Estaminais e na Disciplina de Biomecânica dos Tecidos. Colaboração nas aulas práticas de anatomia e histologia.
2 - Investigação
A atividade científica desenvolvida tem-se centrado no estudo dos mecanismos da inflamação articular nomeadamente da fase inicial da doença e na procura de marcadores de diagnóstico, prognóstico e resposta à terapêutica. A investigação envolve o uso de amostras humanas e de informação clínica, sendo complementada, quando necessário com recurso a modelos animais. A integração na atividade clínica tem sido caracterizada por um esforço de organização em consultas diferenciadas em áreas clínicas específicas, para permitir uma prática médica mais homogénea, seguindo recomendações clínicas e suportada por registos clínicos precisos usando a base de dados nacional de doentes reumáticos-Reuma.pt, desenvolvido por esta equipa-como processo clínico eletrónico. Os alunos que realizam as suas teses de mestrado na Clínica Universitária de Reumatologia são expostos a esta dinâmica e desenvolvem habitualmente trabalhos originais. A investigação está assim intimamente ligada à atividade clínica e ao ensino.
Principais Outcomes de Investigação dos últimos 5 anos:
- Investigação de translação baseada em registos e Biobanco na área das doenças reumáticas inflamatórias (com especial foco em artrite reumatoide, espondilartrites e Síndrome de Sjögren)
- Investigação de Translação e Clínica na área da biopsia sinovial e ecografia
- Investigação clínica na área da arterite de células gigantes (classificação, diagnóstico, ecografia)
- Investigação clínica na área da artrite idiopática juvenil (classificação, prognóstico)
Linhas Estratégicas para os próximos 3-5 anos:
- Investigação de translação em doenças reumáticas inflamatórias baseada em recursos de Biobanco (complementado em casos selecionados com modelos anilais)
- Investigação clínica em doenças reumáticas inflamatórias baseada no Reuma.pt
- Investigação clínica centrada em coortes próprias incluindo Arterite de Células Gigantes, Síndrome de Sjögren, Artrite Inicial
- Investigação clínica e de translação alicerçada em consórcios internacionais incluídos em projetos europeus e no contexto das ERNs Reconnet e RITA
3 - Clínica – Articulação com o Serviço de Reumatologia da ULS Santa Maria
O Serviço de Reumatologia da ULS Santa Mariatem como objetivos assegurar:
- a máxima acessibilidade aos cuidados de saúde em Reumatologia
- a otimização da ligação à Medicina Geral e Familiar, permitindo uma maior taxa de primeiras consultas, sem necessidade de acompanhamento subsequente
- a diferenciação de áreas de atuação clínica para melhor qualidade e maior eficácia do ato médico
- a formação pré-graduada e pós-graduada de qualidade, com ênfase na vertente prática
- a investigação de translação e clínica, com forte pendor em ensaios clínicos.
Para uma caraterização mais completa do Serviço de Reumatologia da ULS Santa Maria ver o link
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa - Edifício Cental
Piso 01
Avenida Professor Egas Moniz
1649-028 Lisboa – Portugal
Secretariado: Alexandra Teixeira
Contacto Interno: 44 128