Centro de Reabilitação Cardiovascular recebe acreditação Europeia

O Centro de Reabilitação Cardiovascular do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte foi acreditado pela Associação Europeia de Cardiologia Preventiva (EAPC), afiliada da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), após submetido a processo de avaliação criteriosa pela EAPC.

É o primeiro centro em Portugal, e um dos primeiros na Europa, a obter a acreditação europeia como Centro de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular. Este Centro é uma junção de esforços entre o CHULN, a Faculdade de Medicina e a Universidade de Lisboa, dando resposta ao longo de anos a muitos doentes cardiovasculares após eventos agudos, desde o período inicial e estendendo-se a longo prazo.

O processo de acreditação teve início em 2019 e baseia-se num conjunto de standards mínimos que devem ser cumpridos, de forma a melhorar a qualidade da reabilitação cardíaca na europa e deste modo a saúde cardiovascular. Com a adesão dos centros europeus de prevenção secundária e reabilitação cardiovascular será possível homogeneizar os programas de reabilitação cardiovascular e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

senhora de cabelo comprido a sorrir
Ana Abreu

Professora Faculdade de Medicina, Cardiologista e Coordenadora do Centro de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular do CHULN/FMUL-UL pedimos uma reação de óbvia felicidade a Ana Abreu.

" O reconhecimento pelos revisores da EAPC do processo de acreditação do Centro de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular CHULN/FMUL-UL, com o cumprimento dos standards necessários, definidos pela EAPC, muito nos honra e vem coroar os esforços realizados para adequação do programa ao que hoje se considera o state-of-the-art dos cuidados de reabilitação no tratamento do doente cardiovascular.

Gostaríamos que este processo se estendesse aos restantes centros nacionais."

Esta acreditação da European Association of Preventive Cardiology vem consagrar que é cada vez mais importante garantir a qualidade no tratamento da doença cardiovascular.

Consulte aqui o Paper que define critérios europeus de acreditação:

Em nome da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa os nossos parabéns!