Campus ULisboa- Torres Vedras “vai revolucionar a prestação dos cuidados de saúde à comunidade”

placa identificativa do antigo hospital de josé maria antunes júnior

fachada de edificio antigo

Inaugurado em dezembro, o ULisboa Campus de Torres Vedras ainda está numa fase embrionária, mas é já motivo de notícia e percebe-se bem porquê. Num terreno com 25.926m2 e uma área de construção de 13.435m2, onde anteriormente funcionava o Hospital José Maria Antunes Júnior, vai agora nascer um campus dividido em três grandes áreas de saúde que pretende dar assistência a cerca de 9 mil pessoas através da Unidade de Saúde Familiar Académica. A FMUL e a CM de Torres Vedras são parceiras nesta obra que vai integrar áreas clínicas e de investigação e cuja primeira fase promete arrancar já este ano.

homem fala para plateia

O diretor da FMUL, João Eurico Cabral da Fonseca, deu uma entrevista ao Jornal Médico, onde fala detalhadamente sobre este projeto, nomeando também algumas das escolas da ULisboa que são parceiras e que dão o seu contributo nas suas áreas de especialidade, como é o caso do Instituto Superior Técnico, nas engenharias ou da Faculdade de Medicina Veterinária e do Instituto de Agronomia, entre outros.

Este é o primeiro Centro de investigação da FMUL fora do CAML e é uma obra ambiciosa cuja conclusão está prevista para daqui a 5 anos e que na opinião de João Eurico da Fonseca “vai revolucionar a prestação dos cuidados de saúde à comunidade”.