Anatomia já pode ser estudada em Português

capa de livro

Depois de décadas a estudar geralmente por manuais franceses, ingleses e espanhóis, foi hoje apresentado o novo Manual de Anatomia Humana pensado para estudantes.

Este livro com mais de 800 páginas e com ilustrações todas desenhadas em exclusivo, foi lançado com a coordenação dos Professores António Gonçalves Ferreira, Ivo Furtado e Lia Neto da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

três pessoas em pe
Esq. para dta - Professores Ivo Furtado, Gonçalves Ferreira e Lia Neto

A apresentação deste novo Manual foi conduzida pelo Regente de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o grande impulsionador deste projeto, o Professor Gonçalves Ferreira. Entre singulares convidados presenciais e outros via zoom, foi com “alívio e orgulho” que o Professor viu finalmente concluído o projeto que tinha sido proposta inicial de uma editora de livros. Reunidos que estavam os melhores médicos e professores das Escolas Médicas do país, foi pedido que cada um ficasse com um capítulo.“A sua homogeneização final e nomenclatura foi o trabalho final e que mais tempo levou”, referiu o Regente de Anatomia que pensou em criar “um manual e não um tratado, que pode ser facilmente transportado pelos estudantes”.

médico de bata em pé
Prof. António Gonçalves Ferreira

Na abertura deste pequeno encontro que decorreu no Teatro Anatómico da Faculdade, não faltou o seu Diretor, Fausto J. Pinto que aplaudiu tamanha iniciativa, depois de tantos anos a estudar Anatomia noutras línguas. Com boa disposição, justificou a necessidade deste Manual “agora em língua portuguesa”, para ajudar a “desmistificar a ansiada Anatomia que todos os alunos do 1º ano temem quando aqui chegam”.

senhores em pé
Da Esq. para dta - Professores Ivo Furtado, Gonçalves Ferreira, Lia Neto e Fausto J. Pinto

O Manual de Anatomia Humana, que foi hoje formalmente lançado, só dentro da Faculdade já vendeu 81 exemplares. Este é um livro de papel acetinado e com muita cor que tem, em média, uma ilustração por página. Separado por diversos capítulos, no final de cada fase há avaliações para que os alunos possam assegurar o nível de aprendizagem adquirido.

Presentes neste lançamento estiveram alguns dos mais emblemáticos monitores e assistentes da temida disciplina, que faz saber de cor todos os detalhes do corpo, detalhes esses agora em português e com a chancela da Prime Books.

A “barca que foi levada a bom porto”, como referiu Gonçalves Ferreira, será Manual certo em praticamente todas as Instituições de Medicina do país.

figuras humanas conservadas em frascos
Teatro Anatómico

Nota - É importante salientar que este não é o único livro de Anatomia escrito em Português.