19º ENEEB traz mais de 3 mil estudantes à FMUL

Grupo de estudantes na sala do CEMA- FMUL

Acompanhámos um grupo que visitou o CEMA, onde existe equipamento de vanguarda que permitiu uma manhã “futurista” e uma “experiência totalmente diferente”, como disse um dos visitantes.

O encontro anual que reúne os estudantes de engenharia biomédica de todo o pais, decorreu a semana passada na FMUL. Mais de 3 mil alunos de 17 escolas, participaram nas diversas atividades naquele que é o único encontro nacional organizado pelos estudantes de engenharia Biomédica e que pretende, através da criação de várias atividades recreativas e pedagógicas, aproximá-los da realidade empresarial.

Este ano, e a pela primeira vez realizou-se em Lisboa e o intuito foi o de promover visitas a empresas para que houvesse partilha de conhecimento entre estudantes e profissionais contacto com as mais recentes inovações tecnológicas.

Durante quatro dias os alunos dividiram-se em várias atividades como workshops, lectures ou visitas e o CEMA foi uma delas. Segundo Miguel Anjos da Comissão
Organizadora deste encontro “consideramos o CEMA exemplar do ramo da investigação biomédica, e acreditamos que seria uma mais valia para os estudantes conhecerem-na
melhor”.

rapariga a treinar na passadeira Alter-G

O grupo foi assim recebido e tiveram uma introdução sobre a medicina Aeroespacial e o papel da Engenharia Biomédica na área; uma abordagem ao CEMA para perceberem quais as oportunidades que trás para os estudantes; apresentação  das associações PYASMA (Portuguese Youth for Space Medicine Association sediada no CEMA) e Asclepios (sediada na EPFL, Suíça - também é uma associação estudantil que organiza missões análogas) e cuja equipa médica da missão é liderada pela Joana Godinho, uma das alunas que recebeu o grupo.

A visita terminou no laboratório com uma demonstração da Alter-G, a desejada passadeira de microgravidade. O Francisco Santos, um visitantes, experimentou a prova de esforço e classificou-a como “uma experiência totalmente diferente.” Manifestou grande interesse na área espacial, acreditando que “o futuro da humanidade passa pelo espaço” e considera esta opção verdadeiramente “futurista”.