Os Mestrados da FMUL

O curso de Mestrado compreende:

a) A frequência e a aprovação num curso de especialização, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares, denominado “curso de mestrado”. A sua frequência e aprovação são certificadas.

b) A elaboração e discussão pública de uma dissertação de natureza científica ou de um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final.

O grau de mestre é conferido após aprovação e defesa pública da dissertação ou relatório de estágio.

TRABALHO FINAL

Proposta de Trabalho Final (Projeto)

 

Após a saída da nota final da componente curricular do Mestrado o estudante dispõe de 45 dias úteis para a entrega da proposta de trabalho final (projeto), a entrega da proposta de trabalho final só pode ser efetuada após a inscrição no ano letivo.

Os documentos são submetidos no portal académico fénix , no separador candidaturas “Submissão Projetos Mestrado”

  1. Projeto de trabalho final;
  2. Declaração de aceitação do orientador (es)
  3. Curriculum Vitae dos orientadores sempre que sejam externos à FMUL
  4. Templates disponíveis, modelos de declaração orientador1 e co-orientador2 (faça o download das declarações aqui1 e aqui2)
  1. A elaboração da dissertação ou do trabalho de projeto e a realização do estágio são orientadas por doutores, por especialistas de reconhecida experiência e competência profissional ou por especialistas considerados como tal pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior, nacional ou estrangeiro.
  2. Para efeitos da alínea anterior) pode ser considerado especialista quem seja detentor de um grau académico e, cumulativamente:
  • Exerça ou tenha exercido profissão na área do ciclo de estudos em causa, possuindo, no mínimo, 10 anos de experiência profissional nessa área, com exercício efetivo durante, pelo menos, 5 anos nos últimos 10 anos;
  • Apresente um currículo profissional de qualidade e relevância comprovadas, devidamente confirmado e aceite pelo órgão cientificamente competente da instituição de ensino superior;
  • Não seja titular de contrato por tempo indeterminado com uma instituição de ensino superior

A orientação pode ser assegurada em regime de coorientação, quer por orientadores nacionais, quer por nacionais e estrangeiros, até um máximo de dois orientadores.

Os serviços do IFA encaminham a documentação para aprovação da comissão científica do curso.

Após esta aprovação a documentação é submetida à apreciação e registo do tema (projeto) pelo órgão competente da Faculdade de Medicina o Conselho Científico, que reúne uma vez por mês.

Os serviços do IFA comunicam os resultados desta aprovação aos estudantes, orientadores e Comissão Científica do Curso.

Sempre que haja lugar a recomendações ou reformulações as mesmas são comunicadas ao estudante, orientador (es), com a definição caso a caso do tempo para a submissão da reformulação.

Recomenda-se a submissão à Comissão de Ética do Centro Académico de Medicina de Lisboa, dos projetos aprovados, para mais informações sobre o processo deverá ser consultada a página oficial.

Estas informações são indicativas e não dispensam a consulta da comissão científica do mestrado e dos orientadores escolhidos.

O projeto trabalho final deverá mencionar na primeira folha que é um projeto original no âmbito do Curso de Mestrado (identificar), nome do estudante e nome(s) do(s) orientador(es).

O projeto de trabalho final deve conter os seguintes capítulos escritos de forma concisa e clara (máx. 5 folhas A4):

  • Título – Deve ser curto, explicitando todavia o teor da investigação e revelando o carácter de pesquisa do trabalho. Pode ter subtítulo que clarifique melhor o tema.
  • Introdução –  Onde se deve situar e circunscrever o problema em estudo, indicando genericamente a importância e oportunidade da investigação, limitando  as referências bibliográficas às tidas como essenciais.
  • Objetivos – Identificar, com clareza e de forma sintética, os objetivos centrais do trabalho.
  • Material ou população de estudo – No caso da  investigação incluir trabalho de campo, descrever sucintamente o tipo de população visada e o local em que será selecionada e observada.
  • Métodos – Descrever os principais aspetos metodológicos do trabalho, nomeadamente, seleção da amostra, observações, metodologia epidemiológica e/ou estatística, etc..
  • Organização – Descrever os contactos, faseamento, cronograma, financiamento e/ou outros aspetos organizativos do trabalho.
  • Exequibilidade do projeto (condições científicas e financeiras) – Condições de realização do projeto.
  • Condições de acolhimento e orientação – Definir as unidades de investigação e ou acolhimento onde a investigação/recolha de dados se vai realizar e acompanhamento do orientador (es). Tempo de dedicação ao projeto (parcial (%), integral).

Submissão do Trabalho Final

Procedimentos

O estudante deverá requerer numa primeira fase, a aprovação da constituição do júri com a instrução do processo através do portal académico fénix em “Admissão a Provas”:

  • Dissertação ou relatório de estágio
  • Curriculum vitae do estudante
  • Parecer do orientador (es), devidamente fundamentado

O pedido é objeto de apreciação científica pelos membros comissão científica do mestrado, que recomendam a submissão ao Conselho Científico da FMUL.

 

Após aprovação pelo Conselho Científico o estudante pode solicitar Admissão a provas

Após aprovação em Conselho Científico o estudante é informado, pelos serviços do IFA que dispõe de 30 dias, para submeter no portal académico fénix no separador candidaturas “Admissão Provas Mestrado”

  • Trabalho final
  • Curriculum Vitae
  • Registo Nacional de Teses e Dissertações (RENATES)
  • Declaração de cedência de dados
  • Pagamento do emolumento associado

Em cada fase do processo de apreciação científica podem ser solicitadas recomendações, a serem transmitidas pelos serviços sempre com o conhecimento do(s) Orientador(es). De acordo com as recomendações solicitadas é indicado o prazo para entrega das reformulações.

O júri profere um despacho liminar, no prazo de 30 dias úteis, a contar da data da sua nomeação, a aceitar o trabalho final ou, em alternativa, a recomendar, de forma fundamentada, a sua reformulação.

No caso da reformulação prevista no número anterior, o candidato tem o prazo de 30 dias úteis, improrrogável, para proceder em conformidade, salvo se declarar que não o pretende fazer.

O ato público de defesa do trabalho final tem lugar nas instalações da FMUL e deve ser marcado dentro de um prazo de 45 dias úteis após a nomeação do júri, ou após a entrega do trabalho final.

O edital das provas inclui a identificação do júri sendo divulgado em local público da Faculdade de Medicina.

A discussão do trabalho final deverá respeitar os seguintes aspetos:

  • O estudante efetua a apresentação oral e defesa do seu trabalho perante o júri nomeado, que procede à sua apreciação;
  • A duração da discussão pública não pode exceder 90 minutos, sendo recomendado que tenha a duração de 60 minutos, e nela podem intervir todos os membros do júri;
  • O estudante inicia a sessão pela apresentação do seu trabalho com uma duração não superior a 20 minutos;
  • Os restantes 70 minutos devem ser ocupados pela discussão do conteúdo científico/ técnico do trabalho, sendo divididos em partes iguais pelas intervenções dos membros do júri e pelo estudante;
  • Compete ao presidente do júri gerir a ordem e duração das intervenções, bem como resolver quaisquer dúvidas, arbitrar eventuais contradições, zelar para que todos os direitos sejam respeitados e garantir a dignidade do ato.

Regras

Em conformidade com o Regulamento de Estudos de Pós-Graduação da Universidade de Lisboa, publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 175- 8 de setembro de 2020, com a Declaração de Retificação n.º 648/202 publicado em Diário da República, 2.ª série — N.188 publicado a 25 de setembro de 2020 e

Graus académicos e Diplomas do Ensino Superior Público Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto, publicado em Diário da República, 1.ª série — N.º 157 — 16 de agosto de 2018 e o regulamento interno dos 2.º ciclos (.pdf)


O trabalho final deve respeitar as seguintes condições: 

  • A página de rosto deve ser cópia da capa, e incluir referência ao nome do orientador ou orientadores, abaixo do nome do estudante. As páginas seguintes devem incluir resumos (até 300 palavras) e palavras-chave (cinco Palavras-chave) em português e numa outra língua oficial da União Europeia, a que se seguem os índices.
  • O órgão legal e estatutariamente competente da escola, mediante parecer favorável da comissão científica do ciclo de estudos, pode autorizar a apresentação do trabalho final numa língua estrangeira, sendo necessário, nestas condições, que o mesmo seja acompanhado de um resumo mais alargado em português com uma extensão compreendida entre 1200 e 1500 palavras.
  • Quando as dimensões dos trabalhos assim o recomendarem, certas partes dos trabalhos finais, nomeadamente os anexos, podem ser apresentados exclusivamente em suporte informático.
  • Para efeitos de depósito legal e arquivo no Repositório da Universidade de Lisboa, os trabalhos finais devem ser acompanhados de 1 (um) exemplar em suporte informático pen-drive.

A Dissertação deve incluir resumos em português e noutra língua oficial União Europeia, até 5 palavras-chave em português e noutra língua oficial da União Europeia, e índices.

Quando, de acordo com a regulamentação específica, a Dissertação seja redigida em língua estrangeira, deve ser acompanhada de um resumo mais desenvolvido em português, com uma extensão compreendida entre 1200 e 1500 palavras.

Quando tal se revele necessário, certas partes da Dissertação, designadamente os anexos, podem ser apresentados exclusivamente em suporte digital.

Sempre que a totalidade, ou parte significativa, esteja redigida em língua estrangeira, devem ser acompanhados de um resumo em português.

A entrega dos trabalhos finais é realizada exclusivamente em formato digital.

Anexo I - Modelo capa

UNIVERSIDADE DE LISBOA

Escola

Logotipo(s)

Espaço reservado a imagens ou gráficos (caso existam/pretendam)

Título do trabalho

Nome completo do Autor

Orientador(es):
Prof. Doutor … (Nome completo)
Prof. Doutor … (Nome completo)

Dissertação especialmente elaborada para obtenção do grau de Mestre em … (ramo e especialidade, se aplicável)

Ano

Anexo II - Modelo Folha de Rosto

 

UNIVERSIDADE DE LISBOA

Escola

Logotipo(s)

Título do Trabalho

Nome completo do Autor

Orientador(es):
Prof. Doutor … (Nome completo)
Prof. Doutor … (Nome completo)

Dissertação especialmente elaborada para obtenção do grau de Mestre em … (ramo e especialidade, se aplicável)

Instituições Financiadoras e âmbito (se aplicável)

Ano

Capa Interna

 

Nos termos do Despacho do Diretor da FMUL (despacho 48/2004), na Capa Interna da Dissertação de Mestrado, deve constar a seguinte declaração, em negrito e corpo 14, no 1/4 interior daquela página:

“A impressão desta dissertação foi aprovada pelo Conselho Científico da Faculdade de Medicina de Lisboa em reunião de (data em que recaiu a aprovação).”

 

I have questions