Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
99
Março 2020
(Visite a edição completa)
Mais e Melhor
Projeto Medicina Mais Perto: Ilhas 2020
O relato da equipa acabada de chegar

grupo de estudantes a sorrir

O Departamento de Saúde Pública e Sexual (DSPS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) visa a intervenção dos Estudantes de Medicina da FMUL na comunidade em que estão inseridos. Desta forma, é possível o desenvolvimento de competências relacionais benéficas para a carreira do futuro profissional de saúde, assim como criar impacto na população, aumentando a sua literacia em saúde. Assim, os principais objetivos da intervenção que fazemos são a promoção da saúde e a prevenção da doença.

 

O Medicina Mais Perto: Ilhas (MMP:Ilhas) é o maior projeto do DSPS. Por ser o maior acaba por ser também aquele que exige maior dedicação e planeamento, pelo que os primeiros contactos com o Governo Regional da Madeira, nomeadamente, a Secretaria Regional da Saúde e a Secretaria Regional da Educação foram realizados em Agosto de 2019, apenas 2 meses após a tomada de posse dos órgãos sociais da AEFML para o mandato de 2019/2020.

Esta preparação começa pela criação de uma equipa coesa e motivada de sete pessoas, as quatro integrantes do DSPS, um vogal da AEFML e dois participantes da edição anterior.

Tudo começa com o estudo do mapa do trabalho de campo onde selecionamos regiões com maior densidade populacional da ilha para que possamos chegar ao maior número de pessoas possível. Posteriormente, foi feito uma planificação provisória do nosso trabalho a partir da qual foram iniciados os contactos com cada autarquia / escola para dinamização das atividades.

Infelizmente, por questões orçamentais, só nos é possível levar quatro das sete pessoas envolvidas no planeamento do projeto para que possamos levar mais estudantes voluntários (dezasseis), o que totaliza uma equipa de vinte elementos. A formação desta equipa passa por duas fases. Uma inicial de seriação com base na experiência prévia em vários temas de saúde pública e uma segunda fase que consiste numa entrevista onde são avaliadas várias componentes, nomeadamente, a motivação e situações problema. Todos os elementos do projeto participam num fim-de-semana de formação obrigatório onde adquirem e consolidam competências essenciais à execução do trabalho.

Anualmente é feito um contacto com a Força Aérea Portuguesa que tem sido uma ajuda ímpar na realização do projeto ao longo dos últimos anos. Este ano contámos com a sua colaboração no regresso para Lisboa a 11 de março de 2020.

Enquanto estudantes de medicina acreditamos que devemos tomar parte ativa na mudança e evolução da sociedade, pelo que tentamos chegar ao máximo de pessoas que conseguimos, com a maior abrangência geográfica possível. Os nossos projetos permitem a realização de atividades na Área metropolitana de Lisboa, interior de Portugal e também nos dois Arquipélagos Portugueses, no caso desta edição, no Arquipélago da Madeira.

menina junto a um quadro de giz

 

menina a fazer uma demonstração

 

Porque acreditamos que a educação é o verdadeiro motor do mundo e que os comportamentos dos mais jovens são influenciados em larga escala pelo exemplo dos seus pares, consideramos essencial aproveitar as valências do jovem estudante de medicina para a formação científica e social dos jovens e do mundo que os rodeia. Como tal, grande parte do nosso calendário do trabalho de campo é ocupado por formações nas escolas, abrangendo estudantes entre o quinto e décimo segundo anos.

rapazes juntos

 

sala de aula com várias pessoas

Além disso, realizamos ainda Rastreios Cardiovasculares que consistem na deteção de fatores de risco cardiovascular e sensibilização para a importância de os controlar, assim como adotar um estilo de vida saudável. Algumas das medições que fazemos são: Carga tabágica, índice de massa corporal, pressão arterial, glicémia capilar, perímetro abdominal e hábitos alimentares. Qualquer pessoa que é rastreada fica com um cartão que poderá levar ao seu médico de família numa consulta futura com os valores registados.

Além dos desafios diários de levantar uma equipa de vinte pessoas à mesma hora, tomar o pequeno almoço, sair em pequenos grupos para vários pontos da ilha e cumprir a agenda, surgem ainda imprevistos que são impossíveis de controlar e que fazem parte da aventura para a qual partimos todos os anos. Este ano não foi exceção. Partimos no dia 03 de março de 2020, altura em que não existiam casos de COVID 19 em Portugal e ao longo desta semana atarefada testemunhámos, de longe, a evolução da situação – medidas de contingência implementadas e casos diagnosticados. Além deste cenário que fitávamos à distância, ocorreu ainda um sismo no dia 07 de março. Estávamos no centro da juventude, o nosso alojamento, quando começou tudo a estremecer e fomos para a rua. O maior medo era que houvesse um tsunami, mas acabou por correr tudo bem. Ambas as situações em cima descritas reforçaram a união da equipa e proporcionaram grandes momentos de team-building.

Para terminar, gostava de deixar a nota que estes projetos existem e funcionam tão bem porque a FMUL está cheia de pessoas que são movidas a pessoas e que não perdem uma oportunidade para fazer a diferença!

menina junto a um quadro de giz

 

estudantes a ensinar socorrismo

 

Estes são os projetos atualmente desenvolvidos pelo Departamento de Saúde Pública e Sexual:

Projeto Bonsai - Projeto de educação pelos pares que leva aos jovens das zonas mais carenciadas de Lisboa ferramentas que os ajudam a criar um futuro com melhores perspetivas.

Projeto Boomerang - Um projeto de educação pelos pares a nível nacional, que fomenta a relação entre estudantes de medicina e alunos de diferentes escolas, preferencialmente as de origem dos alunos formadores. Existe desde o ano passado uma parceria com o Gabinete de Apoio a Estudante (GAE) da FMUL com este projeto – Embaixadores do Mentoring – que permite a divulgação da FMUL e do Projeto Mentoring junto das escolas alvo destas formações.

Projeto Zoom - Este projeto procura, como o nome indica, aproximar os estudantes de populações que, por diferentes circunstâncias, estão em realidades mais distantes e com as quais não estão habituados a lidar (por exemplo, casas de acolhimento).

Medicina Mais Perto: Ilhas - Um projeto que promove a interação direta dos estudantes de medicina na comunidade com objetivo de promoção da saúde e prevenção de doenças nos arquipélagos Portugueses.

Med On Tour: Rastreio AEFML - Rastreios cardiovasculares, ações de sensibilização a jovens, adultos e idosos nas áreas de sexualidade, saúde mental, comportamentos, bullying, primeiros socorros e envelhecimento saudável.

Safe&Fest – EluSIDA-te - O Projeto EluSIDA-te consiste na formação dos estudantes da FMUL em Saúde Sexual e Reprodutiva assim como uma ação de sensibilização noturna que visa esclarecer os jovens em relação à transmissão e evolução de algumas infeções sexualmente transmissíveis, com especial ênfase no vírus VIH-SIDA.

Festa de Natal com as Pessoas em Situação Sem-Abrigo - A Festa de Natal das Pessoas Sem-Abrigo é o maior projeto anual da Comunidade Vida e Paz e tem como objetivo levar, durante três dias, um pouco de espírito Natalício a centenas de Sem-Abrigo e famílias carenciadas. A AEFML associa-se a este projeto em diversas vertentes.

rapaz de óculos a sorrir

Marco Tomaz
Coordenador Geral do Medicina Mais Perto: Ilhas 2020

 

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais