Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
99
Março 2020
(Visite a edição completa)
Do lado de cá
O dia Zero

faculdade vista ao longe

 

É o primeiro dia de um novo período.

Podíamos estar no pico do verão onde todos já partiram de férias. Ou podia ser o começo de um filme de ficção onde a humanidade se escondeu num qualquer lugar que não aqui.

corredor longo vazio

 

corredor vazio

 


É o dia que se segue à reunião entre Direção e responsáveis de curso de cada ano. O dia que se chegue ao comunicado das Escolas Médicas Portuguesas e o da Universidade de Lisboa. As Escolas fecharam o atendimento presencial e as aulas são à distância. O número de casos infetados aumentou e é preciso travar o circuito de interação entre pessoas para que um vírus ainda quase desconhecido não galgue os limites traçados pelo instinto humano de sobrevivência.

Ouvem-se números atrás de novos números. Itália passa para um dos países do topo dos mais preocupantes em mortes e infetados, Espanha segue-se pouco mais atrás.

Sem esperar pela concordância conjunta de parceiros ou concorrentes, o Diretor Fausto J. Pinto sente que tem responsabilidade cívica, de tutor diante de centenas de vidas sob a sua alçada. Pouco à frente todos o seguirão com os mesmos passos. Só posteriormente o Governo também cede. Todas as Escolas fecharão em poucos dias.

Já foram traçados os planos de aulas para todas as turmas do 1ª ao 5º ano, todos por videoconferência. Coordenado pelo Professor Joaquim Ferreira e com o apoio técnico dos Audiovisuais e Informática, bem como com o suporte de muitos alunos da AEFML e responsáveis por cada ano, na primeira hora da manhã a adesão é tanta que, a 15 minutos da aula começar, já 150 se encontravam online. Nem todos se conseguiram juntar à aula. Poucas horas passaram até esse problema ficar resolvido.

equipa a trabalhar com computadores

 

 

O 6º ano em estágio interrompe a sua ligação ao hospital afiliado. Quanto tempo de espera? Talvez duas semanas. Talvez um mês? E adia-se a Prova Nacional de Seriação?

É preciso esclarecer todos e criar um documento com as maiores dúvidas e respetivas respostas. O desafio é não sabermos quase nada, porque nunca estivemos assim.

A noite começa a chegar. Fecham-se as últimas salas de estudo e os papéis voam dos placards brancos deixando antever que também as eleições de novas listas de estudantes ficarão adiadas.

placards vazios


É o começo do dia zero.

Ninguém entra no Edifício e há finalmente tempo para que alguns se juntem e bebam café, enquanto persistem ficar porque não sabem não viver parte das suas vidas naquele espaço. Fecham-se os bares e bibliotecas e a papelaria que antevia as filas para a corrida solidária, está inundada em escuro.

sala vazia

 

sala vazia

 


Continua-se a trabalhar enquanto se caminha na incerteza do que mais poderá estar para vir. Não toca o telefone. Não há contactos do exterior. Entra a equipa de limpeza munida de frascos com desinfetante e luvas. Limpam-se telefones, ratos, mesas e teclados, ”desculpe incomodar menina”. “Não me está a incomodar, está a ajudar”, digo enquanto me habituo ao cheiro do álcool em substituição do perfume. “Não, ajudar só se for Deus neste momento…”, diz à despedida a Palmira, enquanto segue com calma já que o tempo muda a cada hora.

senhora a limpar mesa com luvas


Equipas reúnem-se nos Audiovisuais para formação. É preciso saber trabalhar em teleconferência. Há equipas que se desdobram, a Informática é prova disso porque passa o dia a configurar sistemas de trabalho para que cada pessoa possa aceder remotamente. É preciso colar cartazes sobre a higienização das mãos nas paredes que casam a Faculdade com o Hospital. Parece que ninguém o quer fazer. Calçamos luvas e preenchemos corredores com a sensação que o fio da navalha está diante de nós e fintamos o risco como achamos que se finta sempre a morte.

Tudo corre num grau de pressão como se as decisões de agora tivessem de ser empurradas para ontem. Sucedem-se reuniões atrás de reuniões de equipas. Estão todos lá. Planeiam-se os primeiros trabalhos para quem vai aprender as informações à distância. Afinal é “até amanhã”, porque o trabalho de uma Instituição inteira não se completa e reorganiza em 2 ou 3 dias. “Até amanhã” ouve-se ao mesmo ritmo das teclas aceleradas dos vários computadores que persistem estar ligados.

Nova reunião de emergência é pedida para o dia seguinte. Publicam-se últimas decisões, respondem-se aos últimos pedidos de ajuda de diversos alunos que não sabem o que fazer. Cada segundo pesa como se nos relembrasse que a vida está a conta-gotas e tem riscos evidentes.

papelaria fechada


A tarde chegou aos corredores. Nem alunos, nem o doente de cadeira de rodas que fumava sempre na mesma esquina, nem o grupo de clínicos que bebia café. Não há ninguém. Ninguém atravessa as imagens que capto através de uma lente e do olhar. Passa uma senhora que trabalha naquela Faculdade há quase 20 anos, olha triste, “sinto um vazio, uma angústia, parece que há qualquer coisa que não está bem”.

Desaparece no horizonte a chorar. Diz-me que regressará ainda amanhã porque esqueceu algo. Talvez a saudade… diria eu.

Hoje foi o dia zero. De uma nova era que nos obriga a ser sérios e a ter consciência que não comandamos a nossa própria vontade, mas seguimos a corrente do tempo, decidindo na linha do imprevisível o que possa vir a ser o mais sensato.

Talvez daqui a semanas. Talvez quase de regresso.

Amanhã é o dia 1. Menos um dia que já ultrapassou o zero.​

estátua do egas moniz ao longe


Joana Sousa
Equipa Editorial

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais