“No greater opportunity, responsibility, or obligation can fall to the lot of a human being than to become a physician. In the care of the suffering he needs technical skill, scientific knowledge, and human understanding. He who uses these with courage, with humility, and with wisdom will provide a unique service for his fellow man, and will build an enduring edifice of character within himself. The physician should ask of his destiny no more than this; he should be content with no less.” (Harrison TR, 1950)
Trata-se, indiscutivelmente, do mais célebre de todos os manuais de medicina, de seu título completo, Harrison’s Principles of Internal Medicine. Desde 1950, data da primeira edição, é usado pelos estudantes de medicina, nas várias etapas da sua formação.
As bibliotecas de ciências da saúde, um pouco por todo o mundo, disponibilizam várias edições desta obra, que conheceu recentemente a sua 20ª edição. Na Biblioteca-CDI da FMUL é possível encontrar exemplares em papel e, também, aceder à edição eletrónica, na Base de Dados Access Medicine, com todas as vantagens que esta apresenta: texto atualizado em tempo real, numerosas hiperligações que permitem relacionar os diferentes temas e matérias apresentados, imagens em alta resolução, bem como um extenso pacote de ferramentas de estudo e teste de conhecimentos. É de resto possível encontrar, no acervo da Biblioteca-CDI, quase todas as edições em português e inglês, incluindo a primeira.
Curiosamente, a biografia do criador e editor das primeiras cinco edições, o médico que deu o nome ao livro, o norte-americano Tinsley R. Harrison (1900-1978), é quase desconhecido dos estudantes que, dia após dia, folheiam as suas páginas. Foi alguém que, de acordo com o pragmatismo americano, apostou na conjugação de uma preparação adequada em medicina clínica com uma base sólida em Fisiopatologia, ou seja, a fisiologia da doença. Para muitos, aqui reside, ainda hoje, a chave do sucesso deste livro único, que tem tanto de clássico como de moderna referência do ensino médico.
A história deste livro singular permite, ao longo das vinte edições, acompanhar a evolução do conhecimento científico no domínio das ciências médicas, bem como do próprio ensino médico, incluindo todas as ferramentas pedagógicas de que o Harrison’s Principles of Internal Medicine hoje dispõe – a ilustração, com o recurso às mais modernas técnicas fotográficas e de representação, que atualmente permitem uma acuidade e um rigor inimagináveis, até há poucas décadas.
Disponível na Biblioteca Digital para toda a comunidade FMUL - Access Medicine, acesso a partir do IP da FMUL (presencialmente ou através de VPN).
Tinsley R. Harrison (1900-1978)
Frontispício Harrison’s 1ª edição (1950) - Cota: WB 100 H-24 1950
Harrison’s 14ª edição (1994) – Cota: WB 100 H-24 1998
Harrison’s 20ª edição (2019) – Disponível online
Área da Biblioteca e Informação