Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
97
Janeiro 2020
(Visite a edição completa)
Pela nossa segurança
Faculdade de Medicina sofre incêndio que afinal foi só a fingir
Relato de um simulacro

 

Entro no Edifício Egas Moniz e fico em pé junto à sala dos seguranças, a observar o que em breves minutos acontecerá.

Estamos a começar janeiro e nada melhor do que sensibilizar as pessoas que, apesar de na meia-noite de 31 para 1 se pedirem só desejos bons, as más notícias não são dadas só aos outros. O convite para assistir a todos os procedimentos surge pela parte da coordenadora do Gabinete Técnico – Edificado e Sustentabilidade e sub-delegada do Edifício Egas Moniz, Dina Rodrigues, que entende que há um vasto trabalho de comunicação a desenvolver com a comunidade académica.

Em breve, teremos um simulacro, devidamente combinado entre equipas, cujas funções entram em ação se houver alarme geral.

Hélder Francisco é quem está a chefiar a equipa de seguranças, com ele, está Inácia Pereira. Cada sinal terá uma reação. A sala dos seguranças serve de posto de controlo onde se coordenam todos os passos e se executam os procedimentos já previamente estudados.

As pessoas continuam a entrar e a sair do edifício, ao fundo, vários são os estudantes com os livros abertos. Passa um pequeno grupo que avistando movimento percebe que haverá alguma simulação e pergunta se ainda assim haverá prova no auditório. O que fariam todas estas pessoas se de repente houvesse um grande incêndio? Saberiam reagir? Haveria coordenação entre as pessoas que já tiveram formação de primeiros socorros? O que se faz quando soa o alarme geral? Todas estas questões pretendem ver resposta diante de um simulacro que é atentamente avaliado pelo INERCO (empresa formadora e de acompanhamento de todo o Simulacro) e um conjunto de Observadores.

Sento-me com a segurança Inácia e trocamos conversas enquanto não há razão para reagir. Toca um alarme. Nada acontece nos segundos seguintes. O segurança Hélder surge em reação ao som de urgência e ao mesmo tempo toca o telefone que só é acionado numa emergência interna. O 112 da Faculdade tem um número próprio, para quem está nas instalações é o 49112, para quem liga da rua ou não tem a extensão perto é o 21 798 51 12. Deflagrou um incêndio numa das áreas da Faculdade, o IFA (Instituto de Formação Avançada). A equipa de seguranças divide-se. Um deles mantém-se na sala de comando e liga de imediato ao delegado de segurança, Nuno Santos, Professor da Faculdade e um dos principais investigadores do iMM – João Lobo Antunes (Instituto de Medicina Molecular). Tens a certeza desta informação? Daquele número ninguém atende. Tenta-se um segundo contacto, nestes procedimentos há sempre uma linha de sucessão de pessoas, alguma atenderá.

Compete ao delegado de segurança, com o apoio do Responsável de Segurança, neste caso a Professora Ana Sebastião, tomar a decisão de deixar tocar o alarme geral, após a validação de que era uma situação de perigo, mantendo-se na portaria de segurança como elemento orientador de todas as equipas. Cada área do edifício tem equipas de Evacuação, Intervenção e Primeiros Socorros, cada um com uma função específica e a cada uma é atribuída uma competência específica. A equipa de Evacuação assume a responsabilidade de encaminhar os colaboradores para o exterior e garantir que os espaços ficam vazios; a de Intervenção irá atuar na ocorrência, aplicando a cada caso o procedimento adequado (neste caso usando um extintor); e a equipa de Primeiros Socorros está preparada para prestar primeiros socorros a eventuais vitimas.

Mas é um simulacro e nem todos os alarmes funcionam eficazmente, no entanto, as pessoas estavam avisadas que ele decorreria. Mais lentamente, ou de forma mais eficaz vão saindo, trocando cumprimentos e desejando bom ano, na verdade é o primeiro encontro de janeiro entre muitos deles.

Alguém surge na janela dos seguranças, “venho entregar uma encomenda”, “olhe o nosso sistema foi todo abaixo, estou sem máquinas a trabalhar”. A segurança Inácia pede paciência, não entram mais pessoas, nem encomendas, e o sistema que paralisou terá de se manter assim por mais uns minutos, “é sinal que está a funcionar o sistema de segurança”, explica-me já sozinha.

Os grupos saem por portas diferentes consoante o local onde se encontram e todos sabem que se dirigem ao ponto de encontro mais próximo que é sempre na rua, num local considerado a uma distância segura do edifício. Os responsáveis pelos grupos vão trocando impressões sobre o que fariam numa situação real, “quem chamaria os estudantes que estão ali ao fundo nas mesas? Quem está com eles?”. Da não resposta inicial alguém diz que tem o papel final de “varrer todo o espaço” para ver se sobram pessoas.

O edifício fica vazio, silencioso, como se tivesse saído a sua própria alma. Lá dentro escrevem-se as últimas impressões de um simulacro que pode ainda melhorar alguns pontos e por isso será repetido poucos dias depois desta vez no Edifício Central em conjunto com o CHLN-HSM. É esse o seu verdadeiro papel, testando mais do que uma vez um procedimento, mesmo que falso, mesmo que com pré-aviso, é no ensaio geral que nasce o improviso perfeito.

Acabou a realidade simulada, cada grupo regressa, após receber indicação do Delegado de Segurança. Poucas foram as pessoas que se recusaram a sair, sabiam que era uma experiência. Mas e se um dia não for, o procedimento será tão calmo quanto quem já ensaiou repetidas vezes?

Este ano promete ser exigente com as medidas de segurança e a equipa do Gabinete Técnico continuará a fazer o seu papel. E, cada um tem o seu, do lado de cá fica a responsabilidade de avisar, em caso de urgência, uma equipa que tem ensaiado para que nada falhe, se assim for preciso.

 

Ainda se recorda dos números?

 

Em caso de emergência ligue:

49112 ou 21 798 51 12

 

Joana Sousa
Equipa Editorial

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro Tecnológico de Bioimagem
    • Centro de Simulação - CTMA
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais