Obra incontornável da História da Medicina, no Exercitatio Anatomica de Motu Cordis et Sanguinis in Animalibus se publicavam as descobertas relativas à circulação sanguínea que asseguraram para a posteridade o nome de William Harvey (1578-1657).
Nomeado Physician extraordinary do Rei James I de Inglaterra em 1618, Harvey manteve estreitos laços profissionais com a família real até ao seu desaparecimento.
Em Inglaterra, o resultado das suas investigações foi aceite quase de imediato, enquanto no resto da Europa essa aceitação foi mais lenta e gradual.
O conceito de descoberta, em ciência, prende-se, naturalmente, com a aceitação e reconhecimento de uma série de factos e fenómenos por parte de uma comunidade científica. Deste modo, e se é verdade que outros autores, como Andrea Cesalpino, se referiram ao fenómeno da circulação sanguínea ainda antes de Havery, permanece consensual a atribuição deste mérito ao médico inglês setecentista, no que é sem dúvida um dos marcos fundamentais da moderna medicina.
HARVEY, William, 1578-1657
Exercitatio anatomica De motu cordis et sanguinis in animalibus cui accedunt ejudem auctoris Exercitationes duae anatomicae De circulatione sanguinis / Gulielmi Harvei. - Lugduni Batavorum : apud Johannem van Kerckhem, 1736. - 2 v. em 1 ; 20 cm, (4º)
Cota da Biblioteca-CDI da FMUL: RES. 76
André Silva
Área de Biblioteca e Informação
