Realizou-se, no último dia 12 de Dezembro, na Faculdade de Medicina de Lisboa, mais uma edição do "Talks About the Clocks". O evento, que contou com a organização conjunta do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa e da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono integrou, numa perspectiva prática e dirigida à clínica, aspetos essenciais relacionadas com a Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono, da profilaxia ao diagnóstico e às diferentes modalidades terapêuticas. "Foram revisitadas recomendações internacionais e critérios estabelecidos que podem efectivamente melhorar a acuidade diagnóstica e a eficácia do tratamento desta que é uma das mais frequentes patologias associadas ao sono humano", referiu o Dr. Miguel Meira e Cruz, especialista Europeu em medicina do sono e co-organizador do evento.
O Curso "Apneia na Prática", que teve foco nas interações de risco entre alterações dos ritmos, perturbação respiratória e doença cardiometabólica contou com clínicos e investigadores luso-brasileiros procurando também estabelecer este sentido de inclusão, particularmente importante entre países que partilham língua, cultura e ciência, nomeadamente nesta área, reconheceu o clínico e investigador.
Integrada no evento, esteve a ação de pré-lançamento do "Son(h)o de Natal, o 2º Livro da Coleção "Tempo e Sono", da autoria de Miguel Meira e Cruz e Henrique Santos, com ilustrações de Vanda Gato, e com a pretensão de constituir material lúdico e pedagógico de que se possa fazer uso na cama, nas escolas e no contexto do desenvolvimento infantil em geral. "Nesta obra, pretendemos não só deixar claro aspetos fundamentais do sono, nomeadamente os riscos que podem decorrer quando o mesmo é perturbado por situações como a roncopatia e a apneia do sono". A figura do Pai Natal foi, neste contexto oportuna e um modelo que as crianças identificam perfeitamente auxiliando na motivação e na componente didática sobre o tema.
Amélia Feliciano, Pneumologista e especialista em Medicina do Sono e a Técnica Andreia Cardoso apresentaram visões concretas sobre a atuação do clínico no âmbito diagnóstico clínico e laboratorial e Izabella Manetta, cirurgiã bucomaxilofacial certificada em sono integrou a terapêutica odontoestomatológica na área que conta, como mostraram todos os palestrantes, com o apoio da trasnversalidade disciplinar passando pela otorrino (Beatrice Neves), Cirurgia Maxilofacial (David Sanz).
No encerramento do Curso, Cláudio D'Elia, pediatra e membro do board da APCMS e Catarina Godinho, Professora de Fisiologia da Universidade Egas Moniz, reconheceram a mais valia de um projeto educacional orientado para a clínica e da necessidade de integração de áreas como a nutrição, o exercício físico e especialidades biomédicas com oportuna intervenção face a condições comuns como a doença neurodegenerativa em idade avançada, sempre com os ritmos presentes.
Este será, de resto, um dos temas a explorar em 2020, durante o 3º Congresso Português de Cronobiologia e Medicina do Sono, que terá lugar na Faculdade de Medicina de Lisboa, por ocasião do Dia Mundial do Sono, em 13 e 14 de Março, e que consistirá num momento de convergência interdisciplinar.
Isabel Rocha
Professora de Fisiologia – Instituto de Fisiologia
FMUL/CCUL
Universidade de Lisboa