Governança e liderança foi o tema em discussão na segunda sessão do Ciclo de Outono das Conferências Exploratórias, iniciativa do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB), a qual decorreu no dia 20 de Novembro pela mão do Eng.º Luís Alves Monteiro, ex-Presidente Executivo do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria.
A sustentabilidade das organizações assenta nos modelos de governança e liderança que foram adoptados, estando altamente dependente do capital humano, ou seja, daqueles que compõem a organização. Numa sessão em que a teoria foi complementada de forma cirúrgica, pela sua experiência pessoal como Presidente do Conselho de Administração do maior hospital universitário do país, o Eng.º Luís Alves Monteiro defendeu ainda a centralização da informação da história clínica dos doentes a nível nacional num sistema que combine, simultaneamente, dados do SNS e do sector privado. E quais são os ganhos, para as instituições e para o doente, de uma medida como esta? Refira-se, desde logo, a redução de gastos directos e indirectos com a saúde, no acesso, por exemplo, a técnicas complementares de diagnóstico. Isto permitiria que um doente seguido numa consulta externa de um hospital que não fica situado na sua área de residência possa, por exemplo, fazer análises clínicas num laboratório de proximidade. Em última análise, isto possibilita aproximar o SNS a um sistema que responde de forma mais eficaz às necessidades específicas dos cidadãos. Quando questionado sobre a possibilidade de salvação do SNS, o Eng.º Luís Alves Monteiro respondeu, peremptoriamente, que “há e tem de haver”.
Com um currículo vastíssimo em instituições do sector financeiro, o Eng.º Luís Alves Monteiro é actualmente Presidente do Conselho de Administração do Instituto Francisco Sá Carneiro e Senior Advisor da Boyden Global Executive Search. É engenheiro mecânico de formação e, entre outros, foi Secretário de Estado da Indústria, Director Geral da Indústria no Ministério da Indústria e Energia, Presidente Executivo do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria e Presidente do Conselho Fiscal do Instituto de Medicina Molecular. Tem, ainda, reconhecida experiência em consultadoria estratégica em ambiente empresarial.
O Ciclo de Outono das Conferências Exploratórias termina no dia 18 de Dezembro, com uma sessão sobre como Prosperar em ambientes de imprevisibilidade: o papel da auto-liderança, por Pedro Marques-Quinteiro, Professor Auxiliar no Departamento de Psicologia Social e das Organizações (ISPA- Instituto Universitário), sendo dirigida a estudantes, investigadores, docentes, profissionais de saúde e de gestão na saúde, mas não só!
Aqui deixamos o convite à participação de toda a comunidade.
Inscrições gratuitas, mas obrigatórias: https://isamb-coord.wixsite.com/ec2019/inscricoes
Mais informações: https://isamb-coord.wixsite.com/ec2019
Francisco Antunes e Joana Costa
Coordenadores do Ciclo de Outono das Conferências Exploratórias do ISAMB