O Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa recebeu um financiamento do Programa Erasmus +, para o Projeto “European Prescribing License: Preparing future doctors in Europe for safe prescribing”.
Com a coordenação do Professor João Costa, este grupo português é um dos nove que pertence à Organization Partners do Projeto, cuja iniciativa pertence ao Education Working Group of the European Association for Clinical Pharmacology and Therapeutics (EACPT).
A news@fmul pediu uma reação ao seu coordenador, o Professor João Costa que não poderia estar mais satisfeito com a notícia.
“Boas notícias!
Em setembro, recebemos um financiamento para três anos pelo Programa Erasmus+ para promover a prescrição segura na União Europeia. O objetivo do projeto é desenvolver, testar e implementar uma avaliação padronizada sobre prescrição segura durante o currículo pré-graduado em medicina. Esta avaliação estará disponível tendencialmente de forma gratuita para todas as Universidades da União Europeia. No domingo, 27 de outubro, tivemos a primeira reunião presencial na UMC de Amsterdão. A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (através do Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica e sob a coordenação do Professor João Costa) é um dos parceiros deste projeto, que inclui 9 Universidades da UE, uma empresa com experiência no desenvolvimento e avaliação de testes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Associação Europeia de Farmacologia Clínica e Terapêutica (EACPT). Durante a reunião inicial, desenvolvemos um rascunho do plano de avaliação. O nosso objetivo é conduzir um piloto em todas as Universidades parceiras no final de 2020”.
O laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica da Faculdade é liderado pelo Professor Joaquim Ferreira que aproveita ainda para agradecer o “suporte e apoio dado pela Direção da FMUL aquando da formalização da candidatura ao Programa Erasmus+."
Mais detalhes em http://prescribinglicense.eu/