A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa criada em 2005. Financiada pela Comissão Europeia, pretende aproximar os investigadores e a ciência, da sociedade, celebrando-a em conjunto, ao longo de todo o ano, com várias atividades, mais especificamente num evento realizado em setembro, em vários locais escolhidos e em várias cidades da europa.
Neste ano, o evento que teve pela primeira vez a presença da FMUL, ocorreu em Lisboa, no Museu de História Natural, no dia 27 de setembro.
O GIE em parceria com o CAF LAB (Cardiovascular Autonomic Function Lab) e também com o apoio da LEGO, o evento deste ano, tinha como principal tema “Ciência na Cidade”.
Com este tema principal e como subtema "Preservação do Património Cultural", o nosso desafio foi relacionar a preservação das cidades e simultaneamente a saúde dos cidadãos, para uma melhor qualidade de vida e de bem-estar de todos. Assim, e tendo sempre presente uma vertente pedagógica e lúdica, criamos um conjunto de atividades para que as crianças de uma maneira leve e divertida, refletissem sobre o que podemos fazer para melhorar o meio ambiente em que vivemos.
Assim, e com uma pergunta desafiadora “Se pudesses construir um mundo melhor por onde começarias?” tínhamos duas atividades distintas:
- Uma grande cidade LEGO, onde as crianças eram convidadas a alterar essa cidade, de modo a ser mais amiga do ambiente, e também a construir novas estruturas que ajudassem a que esta cidade se tornasse mais sustentável e mais saudável para todos.
- Um jogo de tabuleiro ambiental, onde miúdos e graúdos tinham que responder a perguntas, sobre o ambiente e o impacto da poluição na saúde das pessoas e na sociedade, para que ao avançarem, conseguissem terminar o jogo, para no fim, ganharem o troféu da sustentabilidade!
Passaram pelo nosso espaço mais de 150 crianças e respetivos educadores, familiares e amigos, que refletiram um pouco como conseguir um ambiente mais saudável, tanto para as pessoas como para as nossas cidades e criarem novas soluções sustentáveis e criativas.
Foi uma noite fantástica e divertida. Sentimos que contribuímos de um modo inovador e disruptivo para o desenvolvimento de uma reflexão sobre as nossas cidades, a nossa saúde e com a melhoria de uma delas poderá ajudar o outro, de um modo sustentável e feliz.
Sónia Teixeira
Equipa Editorial