No Dia Mundial de Combate às Alterações Climáticas, 24 de outubro, 65 alunos do Ensino Básico e Secundário tiveram a oportunidade de conhecer investigadores e de visitar um laboratório de biofísica e bioquímica.
No âmbito do projeto “”One size fits all“ unique drug to eradicate multiple viral species simultaneously from the central nervous system of co-infected individuals” – NOVIRUSES2BRAIN -, coordenado pelo Professor Miguel Castanho, docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e investigador principal do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), foi organizado um dia aberto dedicado à relação entre as alterações climáticas e epidemiologias virais, algumas apresentando riscos para o Sistema Nervoso Central dos infetados.
Os visitantes começaram por assistir a um seminário sobre os vírus e a sua interação com o corpo humano dado pelo Professor Miguel Castanho, ao qual se seguiu uma visita aos laboratórios. Nessa altura, interagiram com investigadores e participaram em atividades para perceberem como se desenvolvem e testam fármacos com o objetivo de atravessar a barreira hemato-encefálica e inativar vírus no cérebro. O contacto com jovens investigadores potenciou ainda conversas informais dos alunos visitantes sobre a sua formação e as perspetivas profissionais futuras. Os alunos também mostraram muito interesse em temas atuais como a vacinação, o uso de antibióticos, a experimentação animal e os processos que levam à descoberta de fármacos.
Com as alterações climáticas que se fazem sentir atualmente, as populações de alguns mosquitos que podem transportar vírus (zika e dengue, por exemplo), estão a migrar das zonas tropicais e subtropicais para norte, em direção ao sul da Europa, ameaçando Portugal e outros países.
O objetivo deste projecto, que além do iMM, Portugal, envolve também a Universidad Pompeu Fabra, Espanha, e a empresa alemã Synovo, é desenvolver medicamentos capazes de atravessar as barreiras hemato-placentária e hemato-encefálica, e que sejam capazes de neutralizar vários vírus em simultâneo.
Rita Aroeira
Gestora do Projeto NOVIRUSES2BRAIN