A Faculdade de Medicina receberá, este ano letivo, mais de 80 alunos Erasmus.
Vindos de França, Itália, Alemanha, China e Holanda vêm cheios de expectativas e vontade de aprender com esta experiência. Integrados durante um semestre, ou mesmo um ano, num sistema de ensino, certamente, diferente do seu, esta experiência revela-se para muitos uma forma de enriquecimento cultural, académico, uma lição de vida, uma forma de crescer e de se tornarem independentes.
Muito importante é sentirem-se integrados e por isso o Núcleo Académico – Gestão da Mobilidade Académica – conjuntamente com a Associação de Estudantes fazem, todos os anos, uma Sessão de Acolhimento.
O Professor João Forjaz Lacerda é o primeiro a dar as boas-vindas. O discurso é em português pois destaca que todos os que ali estão se devem habituar à língua que os acolhe uma vez que todas as aulas serão dadas em português e, principalmente, os doentes com quem irão comunicar não falam outra língua que não esta. Falou na importância que a equipa da Mobilidade Académica tem para o apoio que irão precisar e apresentou a Lena, o Gonçalo e o Bernardo que os irão ajudar em todas as burocracias desta experiência académica.
A 18ª esquadra da PSP do Campo Grande marcou também presença fazendo uma apresentação de sensibilização sobre Segurança na Cidade, quais os cuidados a ter nos espaços públicos e a atenção aos bens pessoais, por forma a evitar os furtos e roubos tão comuns.
Seguiu-se a apresentação do Gabinete de Apoio ao Estudante, como meio de suporte indispensável para aqueles que chegam à Faculdade pela primeira vez. Os alunos Erasmus não são exceção. Foi dado especial destaque ao Espaço S, um local que conta com o apoio de um Psicólogo Clínico exclusivo que pode apoiar e ajudar todos aqueles que precisam nesta adaptação a uma nova cidade, a um novo sistema académico e a novas experiências.
A sessão terminou com a apresentação da Associação de Estudantes, de todos os projetos que desenvolvem e de todo o apoio que podem dar a estes alunos. Não faltaram, é claro, as atividades mais lúdicas, mais culturais e que acontecem fora da escola.
A todos estes alunos: “Sejam Bem-Vindos!”