iMM Corner
Onde se escondem os parasitas?
size="20"
Os humanos e outros animais infetados com Tripanossomíase - doenças causadas por tripanossomas como a doença do sono e doença de Chagas (humanos) e nagana (gado) -frequentemente não apresentam parasitas no sangue. Num artigo de revisão publicado recentemente em acesso aberto na revista cientifica Open Biology*, da The Royal Society, o grupo liderado por Luísa Figueiredo, investigadora principal do iMM, discute em que órgãos se escondem esses parasitas, as vantagens deste tropismo e quais as consequências para a severidade da doença.
“Sabe-se que num hospedeiro, o tropismo tecidual pode mudar durante o curso da infeção. Por exemplo, uma infeção aguda por Toxoplasma gondii está associada à invasão e patologia das células do intestino, enquanto que a fase crónica é caracterizada por invasão cerebral e danos neurológicos. Na maioria dos casos, as razões subjacentes à escolha do tecido por um parasita permanecem pouco compreendidas, mas são provavelmente multifatoriais”, explica Sara Silva Pereira, uma das autoras do artigo.
“Neste artigo focámo-nos em infecções por Trypanosoma em mamíferos e no que se sabe atualmente sobre este tropismo dos tecidos e discutimos comparativamente descobertas relevantes de outros campos da parasitologia, refletindo sobre as novas questões em aberto e o impacto potencial que as mais recentes descobertas podem ter sobre o tratamento clínico e estratégias de controlo da doença”, acrescenta Luísa Figueiredo.
size="20"
*Sara Silva Pereira, Sandra Trindade, Mariana De Niz, Luisa M. Figueiredo (2019) Tissue tropism in parasitic diseases. Open Biol. 9: 190036. https://doi.org/10.1098/rsob.190036
Published: 15 May 2019