Nesta edição da News os alunos têm o destaque que merecem. A FMUL não existe só para eles mas existe por eles. É nossa missão ensinar, educar e formar dotando a sociedade de cidadãos com valores e profissionais com aptidões para mudar o mundo. É, assim, natural que nos debrucemos sobre os alunos, os ouçamos e reflitamos sobre eles e com eles. A temática da News não podia ser mais relevante nem mais oportuna.
Os discentes do Conselho Pedagógico, em final de mandato, e a diligente e muito competente presidente da Associação de estudantes, Andreia Daniel, dão-nos visões esclarecedoras sobre o que é sentir a FMUL na perspetiva dos alunos. As alunas Carolina Monteiro e Ana Rita Bello, vencedora do Prémio Ensino Professor Francisco Pulido Valente 2019, completam o leque de perspetivas dos alunos. A Professora Susana Constantino, a Professora Maria José Diógenes e eu próprio tentamos mostrar o prisma dos docentes. Todos lecionamos em primeiros anos, seja na Licenciatura em Ciências da Nutrição, ou no Mestrado Integrado em Medicina. O primeiro ano é especial; é o ano do acolhimento e dos elos fundamentais: se bem estabelecidos e consolidados, os elos feitos com colegas, com a instituição FMUL e com os docentes perdurarão e serão um referencial. Este referencial será o património mais importante para o futuro dos profissionais que formamos e para o futuro da nossa faculdade.
Como a FMUL evolui e se molda aos seus alunos é algo que se apreenderá lendo sobre duas mais-valias da nossa Escola: o Gabinete de Apoio ao Estudante, e os extraordinários alunos do Projeto Mentoring e Solvin’it. Acima de tudo, é importante saber como a FMUL se prepara para o futuro e se quer apelativa para os melhores alunos de amanhã – o balanço do Dia do Candidato feito num artigo desta News é a ocasião perfeita. Ainda no contexto de uma instituição aberta ao exterior, dois destaques: a iniciativa "Por um coração saudável", desta vez numa escola básica, e o protocolo assinado entre a FMUL e a Fundação Champalimaud no âmbito da cooperação em áreas clínicas que possam fortalecer o ensino médico e a investigação científica em ambas as instituições.
Por fim, um destaque importantíssimo: a divulgação do Relatório de Atividades de 2018, recentemente apresentado pela Direção da FMUL ao Conselho de Escola. Não podemos deixar de nos conhecer a nós próprios – o que produzimos, os recursos de que dependemos, as nossas forças e as oportunidades do nosso tempo – e só saberemos exatamente quem somos se fizermos uma leitura atenta deste relatório. Ele é como um álbum fotográfico em números da nossa escola e o pulsar da nossa realização coletiva.
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Miguel Castanho
Professor Catedrático no Instituto de Bioquímica da FMUL, Group Leader do iMM, membro do Conselho de Escola da FMUL e do Conselho Editorial da News@FMUL