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Bem-vindo à FMUL 2009/10 - Acolhimento e Inscrições dos Alunos do 1.º ano
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) tem vindo a assumir como um dos seus objectivos no início de cada ano lectivo receber da melhor forma os seus novos alunos, organizando-se de forma a proporcionar-lhes um momento de acolhimento e integração na instituição da qual farão parte nos próximos anos.
Assim, à semelhança do que ocorreu no ano passado, a FMUL voltou a receber os seus novos alunos, orientando-os no processo de inscrição e fornecendo-lhes informações relevantes.
Os alunos foram, desde logo, encaminhados pelo mocho Fmulito, a mascote da FMUL, que os guiou, através de sinalética colocada estrategicamente, da entrada da FMUL, passando pelo Hospital Santa Maria (HSM), até à sala do Edifício Egas Moniz (EEM).
À chegada ao EEM foi entregue a cada aluno o “Guia do Dia” com orientações para o processo de matrícula.
Na sala onde decorreram as matrículas online, uma equipa de funcionários recebeu os alunos, ajudando-os no processo de inscrição. De forma a terem acesso a todos os serviços informáticos da Universidade de Lisboa, estes alunos receberam uma senha de utilizador Campus.
A todos os alunos foi distribuído o habitual kit caloiro, este ano contendo uma PEN com o guia multimédia interactivo da FMUL, alguns brindes fornecidos pelas instituições que apoiaram esta iniciativa como a Câmara Municipal de Lisboa, Delta Cafés, Formas Luso, Carris e Lidel e ainda a TMN, com o Cartão Moche de tarifas especiais e descontos na compra de equipamentos.
Com o objectivo de fornecer informações pertinentes para a integração académica destes recém-chegados alunos, foi criada uma zona de quiosques informativos.
O quiosque da FMUL contou com a colaboração de uma equipa de 10 funcionários de vários serviços da instituição, nomeadamente da Área Académica, Biblioteca, Conselho Pedagógico, Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação, Gabinete de Planeamento e Avaliação, Gabinete do Secretário e Unidade de Tecnologias de Informação.
Foi esta equipa que, em turnos rotativos e com muita simpatia, deu as boas vindas aos cerca 350 alunos que realizaram a sua matrícula.
Para além dos quiosques da FMUL, da Associação de Estudantes e das instituições bancárias parceiras da FMUL e da UL, o BES e a CGD, esta área contou ainda com a presença da Carris e da TMN, que estiveram presentes para esclarecimentos e oferta de alguns brindes adicionais.
No seguimento desta iniciativa e já no âmbito curricular, foi estruturada a Semana de Introdução à Medicina que, para além da componente curricular desta 1ª semana de aulas, contou ainda com algumas actividades extracurriculares, tais como as actividades organizadas pelo 6º Ano, pela Comissão de Praxe e ainda pelos Serviços de Acção Social que instalaram uma parede de escalada disponível para os novos alunos.
Com o objectivo de conhecer a opinião destes alunos sobre o acolhimento por parte da FMUL e o processo de matrículas, foi-lhes aplicado, durante esta semana, um inquérito por questionário.
Foram 264 alunos que nos deram a sua opinião, os quais maioritariamente do sexo feminino (70,3%), da zona de Lisboa e Vale do Tejo (55%) e com uma média de idade de 18 anos.
Gráfico 1 – Nível de satisfação dos alunos em relação às boas-vindas (n = 264)
Em relação às boas–vindas por parte da FMUL, os alunos mostraram-se satisfeitos, nomeadamente com a informação disponível no portal (62,5%) e com o guia do dia (59,5%). Em relação à mascote de recepção, o mocho Fmulito, cerca de metade dos alunos (49,4%) mostrou-se muito satisfeita com esta imagem alusiva ao acolhimento por parte da instituição. Contudo, foi em relação à sinalética de orientação que houve maior insatisfação (18,6%).
Gráfico 2 – Nível de satisfação dos alunos em relação ao processo de matrículas (n = 264)
Quanto a todo o processo que envolveu as matrículas, a maioria dos alunos ficou muito satisfeita com o guia multimédia da FMUL (60,0%) e com o apoio dos funcionários (53,0%). Em relação ao sistema informático de matrículas (57,2%) e ao sistema de registo de password campus (60,5%) os alunos mostraram-se satisfeitos. Houve, igualmente, satisfação com o kit caloiro e com a documentação entregue (54,3%).
Gráfico 3 – Nível de satisfação dos alunos em relação ao percurso pelos quiosques (n = 264)
O percurso pelos quiosques foi motivo de satisfação entre os alunos do 1.º ano, sobretudo a documentação entregue no quiosque informativo da FMUL (74,2%), o tipo de quiosques (71,8%) e a informação disponibilizada por estes (69,1%). É ainda de salientar a satisfação sentida pelos alunos quanto às informações fornecidas e esclarecimento de dúvidas por parte dos funcionários da FMUL (33,8% muito satisfeitos; 59,7% satisfeitos).
Estes resultados demonstram que a FMUL, mais uma vez, acolheu e integrou da melhor forma os seus novos alunos.
Ana Rute Braziel (anabraziel@fm.ul.pt)
Sofia Cruz (scruz@fm.ul.pt)
Sónia Barroso (sbarroso@fm.ul.pt)