Eventos
Workshops “Tools for Innovation in Health”
Realizou-se entre os dias 18 e 25 de fevereiro a primeira edição dos workshops “Tools for Innovation in Health” para alunos, pré e pós graduados, da FMUL e da ULisboa.
Esta primeira edição ultrapassou todas as expectativas com inscrições dos interessados acima do limite de vagas em todos os 6 workshops, cujos temas eram:
- Ideação: Como gerar ideias de valor
- Potencial da ideia: Proposta de valor
- Como fazer um modelo de negócio
- Como fazer um pitch?
- Tenho um projeto. E agora? Financiamento
- Tenho um projeto. E agora? Propriedade Inteletual?
Desde o primeiro momento os formandos foram estimulados a ter ideias e a interagir uns com os outros, de modo a concretizar o processo de ideação. O objetivo é que nos workshops seguintes, formandos entre si, possam desenvolver as ideias, criando propostas de valor e construindo modelos de negócio, para no fim apresentarem essa ideia num pitch. Todo o processo foi comentado de modo a que as ideias fossem continuamente aprimoradas. Seguiram-se os workshops de financiamento e propriedade intelectual, o que lhes permitiu evoluir e perceber como preparar os seus projetos, do ponto de vista financeiro e como os proteger.
Recolhemos alguns testemunhos de formandos que realizaram os vários workshops e nos quiseram dar a sua opinião sobre os conteúdos apreendidos:
“Através do site da FMUL, estava a pesquisar encontrei [os workshops], então vim de propósito da Covilhã para cá. Superaram a minha expectativa. Pensava que era mais simples, que não iriamos aprofundar tanto, e também nunca pensei que de simples ideias poderíamos concretizar tanto. Ontem fizemos o pitch e tem pernas para andar. Somos confrontados com perguntas que não esperamos. Recomendaria estes workshops aos colegas para inovarmos em Medicina. Estou muito satisfeito, a forma como estruturaram com tempo para nos ouvir e compreender. Podia ser até mais tempo de workshop J”
(Adriano Castanhola, Médico, doutorando)
“Estou na fase final do meu doutoramento e vim fazer os workshops para perceber a mais-valia para o meu futuro. E realmente trouxe. Vinha sem ideias, mas foi positivo. Percebi que qualquer ideia é válida, depois de lapidada e trabalhada em conjunto, saem mais ideias que são boas. Os workshops fizeram-nos sair da zona de conforto, cada dia refletimos sobre temas diferentes na área da saúde. Foi muito positivo e assim percebo que mesmo do meu projeto de doutoramento posso fazer algo mais. Espero que continuem a fazer mais no futuro.”
(Ângela Leal, investigadora, doutoranda)
“Gosto de experimentar coisas novas e sair fora da caixa. E como na faculdade estamos programados mais para áreas académicas, achei que estes workshops foram muito positivos, com uma grande introdução e um bom afunilamento das ideias. Fez-nos ver como as ideias de investigação podem ir mais à frente, mesmo em termos de networking e de comunicação; o pitch foi muito positivo. Em termos de progressão dos workshops, foi bom pensar em vários temas e como as ideias podem ser melhoradas nesses mesmos temas e com o nosso conhecimento. A Propriedade Intelectual é muito importante para perceber como nos protegemos. O tema do Financiamento foi também muito positivo. A Catarina foi muito boa a apresentar e a explicar todos os pontos. Nos primeiros workshops a Sónia foi espetacular, com uma boa maneira de comunicar e expressar as ideias.”
(Liana Shvschy, investigadora, doutoranda)
No fim dos workshops os formandos ficaram com 3 projetos delineados e desenvolvidos, e com bases de como fazer um orçamento e salvaguardar a propriedade intelectual dos seus trabalhos. Reuniram inúmeras ideias e ferramentas para desenvolverem os seus projetos para o futuro. Quem sabe se daqui não sairão as próximas startups da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa?
Da parte do Gabinete de Inovação e Empreendedorismo, dos responsáveis dos workshops “Tools for Innovation in Health” e das formadoras, só nos resta agradecer todo o empenho, intervenção, participação e espírito de grupo de todos os formandos. Foi fantástico ver o entusiasmo e atitude positiva com que estiveram nos vários módulos.
Estamos disponíveis para o que necessitarem, através dos nossos contactos: inovacaofmul@medicina.ulisboa.pt
Sónia Teixeira
Equipa Editorial