Nota Editorial
Os Recomeços e os Avanços
Às vezes temos que dar um passo atrás para poder recomeçar e avançar. A edição de fevereiro da newsletter enfoca esse processo, este percurso muitas vezes difícil, e dá voz a quem, no último ano, sentiu que não poderia ser de outra forma.
O mês estreou-se com a inauguração de um espaço que renasceu.
Tal como Fénix renascida das Cinzas, a Aula Magna da Faculdade apresentou-se a toda a comunidade académica, renovada e pronta para um novo ciclo de vida.
Esta renovação foi o resultado de um esforço de uma equipa de trabalho que se juntou, no dia seguinte, ao incêndio que aconteceu em 2017. Fomos conhecer alguns dos protagonistas deste teatro de operações.
Isabel Aguiar, a Tenente do Pelotão fala-nos da equipa, do projeto, do sucesso e como se chegou até aqui.
A artista do projeto Sara Gonçalves, a arquiteta que aceitou lançar-se com fascínio neste desafio, conta-nos como tudo foi pensado e estudado ao pormenor.
João Godinho, o coordenador da Equipa de Audiovisuais encontrou neste recomeço a oportunidade de aperfeiçoar os meios técnicos do espaço. Conta-nos como acompanhou de perto todo o projeto e como teve voto na escolha das melhores soluções digitais.
Mas não esquecendo que a Aula Magna nasceu há muitos anos, a Newsletter entrevistou aquela funcionária que todos nós conhecemos, a “Lurdes da Aula Magna”, a assistente que durante duas décadas foi responsável pela gestão das rotinas diárias daquela nobre sala. Assistiu a muitas Provas Académicas e recorda-se das inúmeras Cerimónias que ali aconteceram e de muitos nomes que por ali passaram.
A Equipa da News@FMUL lançou o desafio a vários professores para partilharem connosco as suas memórias da Aula Magna através de fotos. O resultado fica aqui!
Traz no seu nome uma assinatura de família incontornável, António Gentil Martins é médico cirurgião e uma das figuras sempre presentes nos grandes eventos da Faculdade. Não quis perder a inauguração da Aula Magna e a News@fmul aproveitou para falar com o Professor.
Fomos ter com o professor António Vaz Carneiro, que nos abriu as portas em direção às suas memórias de estudante e partilhou algumas das suas visões sobre a Medicina moderna.
Não deixamos de contar também a experiência da nossa escola no Evento Descobre a ULisboa que aconteceu na Reitoria da Universidade e teve como objetivo apresentar os nossos cursos a alunos do 3º ciclo e secundário.
O Biobanco-iMM pensou no mês de fevereiro para lançar um desafio à Faculdade – realizar uma campanha de recolha de sangue - “Hoje Pode Fazer a Diferença!” - em que colaboradores, alunos e professores podiam ser dadores de uma pequena amostra de sangue e assim serem potenciais participantes num projeto de investigação.
Já ouviu falar em pegada ecológica? A FMUL e o iMM uniram-se e lançaram uma campanha de comunicação conjunta para defender um planeta mais sustentável. Mais Planeta Amanhã é o nome da campanha que pretende reduzir o impacto ambiental.
Na passada semana o iMM arrancou um ciclo de conversas a três. Com a presença dos Professores da FMUL Luis Costa e Bruno Silva-Santos, juntou-se à conversa o Professor jubilado Fernando Rosas, com a moderação de Graça Franco. “Porque é que o cancro nos escapa?” foi o tema em debate.
Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial