Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
87
Fevereiro 2019
(Visite a edição completa)
Nota Editorial
Os Recomeços e os Avanços


Às vezes temos que dar um passo atrás para poder recomeçar e avançar. A edição de fevereiro da newsletter enfoca esse processo, este percurso muitas vezes difícil, e dá voz a quem, no último ano, sentiu que não poderia ser de outra forma.

O mês estreou-se com a inauguração de um espaço que renasceu.

Tal como Fénix renascida das Cinzas, a Aula Magna da Faculdade apresentou-se a toda a comunidade académica, renovada e pronta para um novo ciclo de vida.

Esta renovação foi o resultado de um esforço de uma equipa de trabalho que se juntou, no dia seguinte, ao incêndio que aconteceu em 2017. Fomos conhecer alguns dos protagonistas deste teatro de operações.

 Isabel Aguiar, a Tenente do Pelotão fala-nos da equipa, do projeto, do sucesso e como se chegou até aqui.

A artista do projeto Sara Gonçalves, a arquiteta que aceitou lançar-se com fascínio neste desafio, conta-nos como tudo foi pensado e estudado ao pormenor.

João Godinho, o coordenador da Equipa de Audiovisuais encontrou neste recomeço a oportunidade de aperfeiçoar os meios técnicos do espaço. Conta-nos como acompanhou de perto todo o projeto e como teve voto na escolha das melhores soluções digitais.

Mas não esquecendo que a Aula Magna nasceu há muitos anos, a Newsletter entrevistou aquela funcionária que todos nós conhecemos, a “Lurdes da Aula Magna”, a assistente que durante duas décadas foi responsável pela gestão das rotinas diárias daquela nobre sala. Assistiu a muitas Provas Académicas e recorda-se das inúmeras Cerimónias que ali aconteceram e de muitos nomes que por ali passaram.

A Equipa da News@FMUL lançou o desafio a vários professores para partilharem connosco as suas memórias da Aula Magna através de fotos. O resultado fica aqui!

Traz no seu nome uma assinatura de família incontornável, António Gentil Martins é médico cirurgião e uma das figuras sempre presentes nos grandes eventos da Faculdade. Não quis perder a inauguração da Aula Magna e a News@fmul aproveitou para falar com o Professor.

Fomos ter com o professor  António Vaz Carneiro, que nos abriu as portas em direção às suas memórias de estudante e partilhou algumas das suas visões sobre a Medicina moderna.

Não deixamos de contar também a experiência da nossa escola no Evento Descobre a ULisboa que aconteceu na Reitoria da Universidade e teve como objetivo apresentar os nossos cursos a alunos do 3º ciclo e secundário.

O Biobanco-iMM pensou no mês de fevereiro para lançar um desafio à Faculdade – realizar uma campanha de recolha de sangue - “Hoje Pode Fazer a Diferença!” - em que colaboradores, alunos e professores podiam ser dadores de uma pequena amostra de sangue e assim serem potenciais participantes num projeto de investigação.

Já ouviu falar em pegada ecológica? A FMUL e o iMM uniram-se e lançaram uma campanha de comunicação conjunta para defender um planeta mais sustentável. Mais Planeta Amanhã é o nome da campanha que pretende reduzir o impacto ambiental.

Na passada semana o iMM arrancou um ciclo de conversas a três. Com a presença dos Professores da FMUL Luis Costa e Bruno Silva-Santos, juntou-se à conversa o Professor jubilado Fernando Rosas, com a moderação de Graça Franco. “Porque é que o cancro nos escapa?” foi o tema em debate.

Ana Raquel Moreira

Equipa Editorial
Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais