Do passado ao presente
O Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Santa Maria
Breve apontamento
A implementação do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia no Hospital de Santa Maria surgiu logo apos a sua inauguração, então denominado Hospital Escolar de Lisboa, que ocorreu no dia 8 de Dezembro de 1954. Foi um dos primeiros serviços a ser integrado no recente edifício.
A criação deste Serviço tinha como propósito apoiar o ensino da Clinica de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa que até então funcionava na Maternidade Magalhães Coutinho, ocupando o “corpo” extremo Norte-Poente do edifício nomeadamente os Pisos 4, 5, 6, sendo este último abrangido pela sala de partos.
Neste serviço realizavam-se as consultas e internamentos dos serviços de Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia. O serviço de urgências exercia-se durante as 24 horas.
Os Diretores do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia
O Prof. Doutor Fernando Freitas Simões (1890-1972) foi o primeiro diretor do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia, cargo que ocupou entre 1954 e 1960.
Para além de médico e professor universitário foi ainda diretor da Maternidade Alfredo da Costa em 1942 e Bastonário da Ordem do Médicos em 1944. Teve também importante carreira político-administrativa e parlamentar.
Foi jubilado em 1960 sucedendo-lhe em 1962 o Prof. Doutor D. Pedro da Cunha.
A nomeação deste Professor para Diretor de Serviço não foi pacífica porque apesar de só existirem dois candidatos para aquele cargo, o Prof. Doutor D. Pedro da Cunha tinha somente agregação em Obstetrícia enquanto o outro candidato, o Prof. Doutor A. Castro Caldas, detinha duas agregações: Ginecologia e Obstetrícia.
O Prof. Doutor Pedro da Cunha (1898-1997) desempenhou funções como diretor do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia entre 1962 e 1969. Foi Professor Agregado distinguindo-se nas cadeiras de Clínica Médica e Obstetrícia, ocupou o cargo de subdiretor do Hospital de S. Louis (Hospital Francês) assim como vários cargos políticos. Teve grande projeção em Lisboa na área da Obstetrícia.
Durante o seu mandato e fruto de alguns apoios financeiros obtidos foi inaugurado um novo Bloco de Partos no local onde ainda hoje se encontra, substituindo o que existia desde o início da inauguração do Hospital.
Após a sua jubilação ocorrida em 1969 sucedeu-lhe em 1972 o Prof. Doutor A. Castro Caldas.
O Prof. Doutor A. Castro Caldas (1910-2003), médico e especialista em Ginecologia e Obstetrícia foi diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia entre 1972 e 1980, o ano da sua jubilação. Foi ainda Presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia e da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e Obstetrícia.
Durante o seu mandato foram implementados no Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Santa Maria os primeiros cardiotocógrafo, ecógrafo e laparoscópio existentes em Portugal, graças ao apoio e mecenato da Fundação Calouste Gulbenkian.
Foi um dos grandes obstetras do seu tempo, fomentando que o ensino da medicina especialmente no que diz respeito à Ginecologia e à Obstetrícia fosse de qualidade. Promoveu a Medicina Materno-Fetal e a Ginecologia como uma especialidade individual e não como uma extensão da Cirurgia como estava anexa até então.
Posteriormente, assumiu o cargo de Diretor do Serviço o Prof. Doutor A. Pratas Ferreira que para além de implementar em Portugal as técnicas de laparoscopia ginecológica, promoveu a introdução de métodos inovadores que proporcionaram que em Portugal o primeiro bebé proveta fosse concebido e nascesse no Hospital de Santa Maria.
Para além da Biblioteca Central da Faculdade de Medicina de Lisboa praticamente todos os Serviços do Hospital de Santa Maria possuíam a sua biblioteca que na sua grande maioria chegaram aos dias de hoje. Nesta altura, o Responsável pela Biblioteca do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia (Piso 4), era o Prof. Doutor Miguel O. Silva.
Por motivos de saúde o Prof. Doutor Pratas Ferreira aposentou-se em 1995. Entre este ano e o ano 2000 o Serviço permaneceu estático, sem Diretor.
Em 2001, o Prof. Doutor Luis Mendes da Graça (1946-), foi nomeado diretor do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia e Medicina da Reprodução do CHLN e Professor Universitário da FMUL até 2016, ano da sua jubilação. Professor agregado, delegou assim a Direção do Serviço de Ginecologia e a coordenação da Unidade de Medicina da Reprodução do Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina da Reprodução do Centro Hospitalar Lisboa Norte-HSM ao Prof. Doutor Calhaz Jorge.
Estagiou em Medicina Fetal no St George’s Hospital em Londres e em Saint Louis, na América, no St Johns Mercy Hospital.
A partir de 2007 é Presidente fundador da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno Fetal, colaborador da Ordem dos Médicos e membro de outras organizações congéneres.
Recebeu diversos prémios nacionais sendo autor de várias publicações.
No que diz respeito ao Serviço de que foi diretor possibilitou a formação de novas e da restruturação de algumas unidades já existentes como é exemplo o novo laboratório de técnicas de Medicina de Reprodução e o Bloco Operatório de Ginecologia.
O Prof. Doutor Carlos Calhaz Jorge (1951-), desde 1997 exerceu vários cargos neste Serviço como Responsável da Unidade Pluridisciplinar de Reprodução Humana, Chefe de Serviço de Ginecologia e Obstetrícia. Desde 2016 é Diretor do Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina da Reprodução, cargo que mantém até à data.
No ano de 2005 concluiu o seu doutoramento em Ginecologia na FMUL. Foi Professor Auxiliar na Cadeira Clinica Obstétrica e Ginecológica.
Tem participado ativamente em inúmeras reuniões científicas tanto nacionais como internacionais. É autor e coautor de várias comunicações tanto no nosso país como no estrangeiro.
É membro da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, da Sociedade Portuguesa de Medicina de Reprodução e da American Society of Reproductive Medicine e da European Society of Human Reproduction and Embryology, International Menopause Society, Direção do Colégio de Ginecologia e Obstetrícia da Ordem dos Médicos.
Recebeu vários prémios entre os quais: 2º Prémio de Investigação Pfizer (1980); Prémio Nacional de Investigação (1995); Prémio para melhor comunicação livre na reunião em que foi apresentada em 3 congressos “Referee” adhoc, publicado na revista Human Reproduction
Dr. Nuno Migueis Clode (1960- ) concluiu a licenciatura em Medicina pela FMUL em 1984, tendo terminado o Internato Complementar em Obstetrícia e Ginecologia no Hospital de Santa Maria em 1984-87. Recebeu o título de Especialista em 1992 no HSM.
De 2016 a 2018 exerceu o cargo de Diretor do Serviço de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria.
Assistente da Cadeira de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, é colaborador na Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal, é também autor e coautor de inúmeras comunicações e artigos publicados em revistas da especialidade.
Atualmente foi nomeado Diretor do Serviço de Obstetrícia do Centro Hospital de Lisboa Norte, o Prof. Doutor Diogo Ayres de Campos
Nos dias de hoje o Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina da Reprodução do Hospital de Santa Maria (CHLN), proporciona inúmeras competências no âmbito da Ginecologia, Obstetrícia, Medicina da Reprodução e Medicina Materno-Fetal apoiando o Ensino pré e pós-graduado e a Investigação.
No que diz respeito ao Serviço de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria, é considerado um dos melhores a nível nacional em conjunto com a Maternidade Alfredo da Costa, uma unidade de referência para grávidas com patologia abrangendo a região de entre Leiria e o Algarve.
Lurdes Barata
Equipa Editorial
Bibliografia:
COMISSÃO ORGANIZADORA DAS COMEMORAÇÕES DO CINQUENTENARIO DO HOSPITAL DE SANTA MARIA – “Hospital de Santa Maria : 1954-2004 : 50 anos de assistência ensino e investigação”. Lisboa : Hospital Sta Maria, 2005
Guião do interno : o hospital. Lisboa : Hosp. Sta Maria, 1993
Hospital de Santa Maria : 1954-1994. Lisboa : Hosp. Sta Maria, 1994
https://sicnoticias.sapo.pt/pais/2012-08-04-hospital-santa-maria-com-nota-maxima-em-obstetricia-e-seguranca-do-doente
https://www.justnews.pt/noticias/45-anos-dedicados-a-obstetricia-ginecologia-e-medicina-da-reproducao#.XDxaT027Lcs
http://www.cnpma.org.pt/Docs/CNPMA_CV_CarlosCalhazJorge_ABRIL2009.pdf
Lurdes Barata
Equipa Editorial
Bibliografia:
COMISSÃO ORGANIZADORA DAS COMEMORAÇÕES DO CINQUENTENARIO DO HOSPITAL DE SANTA MARIA – “Hospital de Santa Maria : 1954-2004 : 50 anos de assistência ensino e investigação”. Lisboa : Hospital Sta Maria, 2005
Guião do interno : o hospital. Lisboa : Hosp. Sta Maria, 1993
Hospital de Santa Maria : 1954-1994. Lisboa : Hosp. Sta Maria, 1994
https://sicnoticias.sapo.pt/pais/2012-08-04-hospital-santa-maria-com-nota-maxima-em-obstetricia-e-seguranca-do-doente
https://www.justnews.pt/noticias/45-anos-dedicados-a-obstetricia-ginecologia-e-medicina-da-reproducao#.XDxaT027Lcs
http://www.cnpma.org.pt/Docs/CNPMA_CV_CarlosCalhazJorge_ABRIL2009.pdf
size="20"
Lurdes Barata
Equipa Editorial