Investigação e Formação Avançada
Bruno Silva Santos conhece o segredo das células T Gama Delta

Bruno Silva Santos, Group Leader no iMM e Professor da FMUL, revela em entrevista ao Observador a descoberta mais recente da sua equipa de investigação. Em colaboração, com o também investigador, Adrian Hayday, do Instituto Francis Crick e CEO da Companhia GammaDelta Therapeutics, descobriram a possibilidade de combater o cancro com células imunoterapeuticas.
Trata-se de uma técnica inovadora que consiste em recolher, de uma amostra de sangue de um dador, as Células T Gama Delta, multiplica-las e introduzi-las no sistema imunitário do doente. Esta tipologia tem uma característica muito própria. Segundo Bruno Silva Santos, as Células T Gama Delta não se comportam de forma agressiva e não atacam o corpo do hospedeiro, corroborando, deste modo, o potencial deste tratamento no combate ao cancro.
A investigação ainda vai no início, mas depois da equipa de investigadores conseguir comprovar que a técnica funciona em laboratório, quando aplicada em ratos com tumores, segue-se a necessidade de compreender o comportamento das células nos humanos.
Bruno Silva Santos confirmou ao Observador que de acordo com os testes realizados em laboratório, as Células T Gama Delta poderão estar em condições de eliminar qualquer tipo de cancro, mas não irão substituir os tratamentos convencionais, uma vez que “A imunoterapia é para aquele tipo de tumores que não têm outra solução.”.
size="20"
Muitos parabéns equipa!
size="30"
Isabel Varela
Equipa Editorial
