Nota Editorial
Pare e Olhe!
Quantas vezes nos colocamos no lugar dos outros?
Quantas vezes tentamos olhar sob outro ângulo que não o nosso?
“Sob o olhar de quem nos lê” é do que falamos este mês na News@fmul.
Foi a propósito de um contacto da Luz Rezende, que nos escreveu a sugerir que homenageássemos o pai João Cid dos Santos, Professor e médico desta casa e cujo mês de novembro relembra mais um aniversário da sua morte, que pensámos que a forma mais justa de o homenagear seria pedir, à própria, que o revivesse. Um relato saudoso da filha e que viria a ganhar ainda mais sentido quando desafiámos, aquele que um dia foi seu aprendiz, José Fernandes e Fernandes, a recordar o seu grande Mestre de Angiologia e Cirurgia Vascular.
A partir daí foram nascendo ideias e um contacto atrás do outro. Lançámos o repto a diferentes pessoas e pedimos que nos falassem através do seu olhar.
E o resultado fica espelhado aqui.
Num mês marcado por tantos acontecimentos importantes e onde os estudantes colocam o seu cunho, pedimos ao Diogo Ferreira, Coordenador-Geral do 10th AIMS Meeting, que nos fizesse uma viagem guiada pelo AIMS e às Masterclasses que reuniram cerca de 400 estudantes de uma só vez. Conhecemos a Pilar Burillo Simões que nos descreveu os bastidores da Noite da Medicina e explicou que esta festa, é a grande passagem do testemunho aos mais novos para que sintam o mesmo amor que eles à Instituição. Através de mais um contacto que nos chegou, desta vez do João Pedro Rocha, ficámos a conhecer a história de uma atleta de alta competição e que sendo já do 6º ano nunca reprovou a nada, é a Sara Neto e serviu-nos de inspiração!
Num relato interessante e na sinergia construída entre países, a Professora Emília Valadas conta-nos do estágio (Prática Clínica Tutoral - África) em Cabo Verde e da experiência de alunos que ganharam uma bolsa no âmbito da cadeira de Medicina Tropical, da Clínica Universitária de Doenças Infecciosas e Parasitárias.
Ainda na esfera dos estudantes, destacamos os projetos que lhes dão apoio e que muito têm crescido nos últimos meses pretendendo ser, se não a solução, o guia para resolver dúvidas, preocupações e questões. O Solvin’it tem mais novidades!
E por falar em novidades, está quase aí o Dia da Investigação. A pensar nos alunos e para que possam explorar diversos horizontes ligados à área científica, o GAPIC e a AEFML promovem mais um dia repleto de conteúdos com posteres, debates e apresentações sobre a Ciência.
Como olhará para os estudantes um Professor da Faculdade que já tenha sido aluno? Foi o que perguntámos a João Eurico da Fonseca, o Professor escolhido este ano pelos alunos, para o Prémio João Pedro Gomes, no decorrer do Beyond Med.
Ainda sobre este evento e um dos convidados centrais, Luis Portela contou-nos como pode um responsável por uma das maiores farmacêuticas da península ibérica (Bial) olhar para a Psicofisiologia e exigir que a Ciência a respeite mais.
Com um laboratório financiado, precisamente, pela Bial, o Professor e médico Psiquiatra Mário Simões recebeu-nos no LIMMIT. Falámos da sua última aula e que horizonte o seu olhar alcança.
Um estudo da Unidade de Epidemiologia do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da FMUL foi reconhecido com o Prémio de Saúde Pública Arnaldo Sampaio. Um prémio que visa distinguir o melhor trabalho de Investigação em Saúde Pública, relatado pelo investigador e nosso docente Paulo Jorge Nicola.
Novembro foi ainda o mês do 1º Encontro “A Universidade de Lisboa e o Património“, a Faculdade de Medicina fez-se representar. Mais um olhar sobre a importância da identidade cultural, por André Rodrigues.
Já viu quantos olhares diferentes temos?
Mas este mês queremos ir mais longe. E por isso lançamos o desafio também aos nossos leitores. Que olhar gostaria de ver retratado? Que olhar gostaria de nos dar?
Fale-nos do seu ponto de vista, faça sugestões, ajude-nos a olhar noutras perspetivas, através do que o seu olhar quer ver.
Sob o olhar de quem nos lê, descobrimos que podemos ver de tantas formas diferentes.
No próximo mês não perca a entrevista com a Professora Madalena Patrício, os principais pontos da Apresentação do Plano para 2019 da Faculdade em Conselho de Escola e os Resultados dos Prémios Santa Casa Neurociências, este ano atribuídos a Luísa Lopes, do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes e Nuno Sousa, investigador da Universidade do Minho.
Boas leituras e participe!
Joana Sousa
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt