A Faculdade de Medicina marcou presença no 1º Encontro “A Universidade de Lisboa e o Património“, que se realizou no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, nos passados dias 19 e 20 de novembro.
Foi, certamente para todos os participantes e para aqueles que assistiram às comunicações, debates e sessões de pósteres, uma oportunidade privilegiada para conhecer melhor o vasto e riquíssimo património da nossa casa comum. Houve também lugar a diversas visitas ao Património da Universidade, que se estenderão até ao dia 15 de dezembro.
A Universidade de Lisboa detém um património cultural único, nas suas diversas vertentes, Histórica, Científica, Artística, Cultural. Um património que, apesar de tudo, a sociedade civil continua a conhecer menos bem. Lembremos que os portugueses estão entre os cidadãos europeus que menos visitam os seus museus e conhecem o seu património.
No nosso caso, lembremos, apenas a título de exemplo, que os três jardins botânicos da cidade pertencem à Universidade de Lisboa, que abarca, nos seus espaços, edifícios de elevado interesse arquitectónico e artístico, bem como, no domínio do património cultural e científico, uma história de saberes acumulados que remonta ao século XIII.
O primeiro dia do Encontro foi dedicado ao Património Cultural da Universidade de Lisboa. Pudemos, entre vários outros motivos de grande interesse, ficar a conhecer o estado da arte no que à identificação, inventariação, descrição e avaliação do Património da Universidade diz respeito.
O segundo dia foi dedicado ao Património Cultural na Universidade de Lisboa, onde se destacaram projectos sobre património cultural realizados pelas escolas da Universidade.
Em representação da FMUL estiveram Susana Oliveira Henriques e André Rodrigues, da Área de Biblioteca e Informação, para além do Prof. Óscar Dias, da Clínica Universitária de Otorrinolaringologia.
Foram apresentados dois pósteres, “O Núcleo Histórico-Documental da FMUL : O Passado no Presente”, por Susana Oliveira Henriques e André Rodrigues; e “A Construção do E- Museu de Otorrinolaringologia da FMUL : Um Projecto Pedagógico“, da autoria do Prof. Óscar Dias e Susana Oliveira Henriques.
A comunicação apresentada por André Rodrigues teve como título “Rare books in the house: as colecções de livro antigo da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa“.
Através destes, foi possível dar a conhecer fora de portas, mais uma vez, o património da Faculdade de Medicina, a que, aprove-nos registar, foi também feita referência em apresentações doutras escolas, desde os notáveis painéis de Columbano, passando, naturalmente, pelas colecções de livro antigo da Biblioteca-CDI, até ao cuidado na preservação do mobiliário.
Professor José Pinto Paixão, Vice-Reitor da Universidade de Lisboa
André Rodrigues
Área de Biblioteca e Informação
andresilva@medicina.ulisboa.pt
Créditos de Imagem: Débora Rodrigues / Técnico