Mais e Melhor
Prémio Personalidade para Fernando Pádua, o “médico do coração”.
O eminente cardiologista foi galardoado com o Prémio Personalidade, numa cerimónia que decorreu no Museu Oriente, em Lisboa, em que também foram distinguidas outras instituições de saúde.
Fernando Pádua é um dos nomes cimeiros da Medicina e da Cardiologia Preventiva no nosso país. Formou-se em medicina e especializou-se em cardiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde se doutorou.
Conforme se lê na notícia do Jornal de Negócios, “Foi após a sua graduação em Cardiologia pela Harvard University, em 1953, que se tornou o defensor da prevenção na saúde, de que o combate ao tabagismo, em nome de um coração saudável, foi um exemplo. Presidiu à Sociedade Portuguesa de Cardiologia, fundou e liderou a Fundação Portuguesa de Cardiologia, o Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva e a Fundação Professor Fernando de Pádua.”
O Professor Doutor Fausto Pinto apresentou o prémio e o Professor Fernando Pádua, num discurso que pode ler aqui.
Do colega e amigo, o diretor da FMUL referiu, “O Homenageado de hoje foi exímio na forma como seguiu estes preceitos hipocráticos e será, possivelmente, aquilo que muitos já lhe chamaram "A personificação excelsa e mais purista do Médico na sua vertente humanista, científica e pedagógica". Os milhares de doentes que tratou ao longo da sua brilhante carreira são o testemunho vivo disto mesmo.”