Nota Editorial
A Pediatria
Dia 1 de Junho é o Dia Mundial da Criança e talvez por isso a newsletter da Faculdade de Medicina de Lisboa deste mês é sobre a Pediatria.
Não posso concordar mais. A Pediatria é a Medicina Interna de grupo etário, dos 0 aos 18 anos, nalguns países até aos 21 e mais, em situação de doença crónica. Mas é uma Medicina das crianças que, embora se tenha diferenciado em subespecialidades, soube manter-se coesa sem dispersão nem pulverização.
Como Coordenadora da área da Pediatria da Faculdade de Medicina de Lisboa, aceitei o convite da equipa editorial da Newsletter.
size="20"
O Departamento de Pediatria/Clínica Universitária do Hospital Santa Maria integra 6 Serviços (Pediatria Médica com 13 Unidades de subespecialidade, Neonatologia, Cirurgia Pediátrica, Psiquiatria da Infância e Adolescência, Genética e Cardiologia Pediátrica, 5 Centros de Referência) e tem tecnologias sofisticadas como ECMO, hemodiafiltração, hipotermia induzida, todos os tipos de ventilação, endoscopias, transplante renal entre outras.
Trabalha-se em equipa, há uma vontade permanente de atualização e inovação e todos (quase todos) colaboram no ensino pré graduado. São mais de 1 000 alunos que passam nestes serviços em cada ano letivo. E são mais de 100 os internos, sejam próprios, sejam de outros hospitais a fazer estágios específicos.
Os enfermeiros são dedicados e incansáveis assim como terapeutas, psicólogos e assistentes sociais. Também as educadoras e professoras são insubstituíveis.
A equipa editorial da Newsletter escolheu de entre todos, Ana Isabel Lopes, professora catedrática e especialista em gastrenterologia pediátrica, Tiago Proença dos Santos, um neuropediatra sólido e Mafalda Castelão, uma interna que promete ser alguém.
E também a educadora Rosário Botelho, sempre dedicada e atenta, a professora Sara Costa, professora da Escola do HSM, tão diligente, a voluntária Susana Machaqueiro (que bom ter voluntárias no Departamento!) e Paula Belmonte, que faz o secretariado da Clínica Universitária de Pediatria sem a qual não sobreviveríamos.
Mas porque antes de serem médicos Pediatras, os jovens chegam à Faculdade com sonhos e ambições, é muito importante a organização do Dia do Candidato para fazerem as suas escolhas. Madalena Patrício e António Vaz Carneiro fazem uma reflexão sobre este evento. “Do lado de cá”, ficamos a conhecer quem é Miguel Andrade.
Homenageada há poucas semanas pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e recentemente premiada com o Fahraeus Medal Award, a Professora Carlota Saldanha faz-nos uma visita às suas recordações.
E porque as rotinas da Faculdade têm de ser mantidas, estão abertas as inscrições para o Prémio GAPIC David Ferreira e disponível a consulta do Relatório de Atividades de 2017.
1 de Junho é o dia da Criança mas para nós todos, não é o Dia, é todo o mês de Junho, é todo o Ano!
size="30"
Maria do Céu Machado
Chairwoman of the Infarmed
Visiting Full Professor at the Faculty of Medicine of the University of Lisbon