Notícias FMUL
Sobre a circulação do sangue e anotações cardiovasculares: comentários a um livro do século XVIII

size="10"
O Professor João Martins e Silva, antigo Diretor da FMUL, lançou o livro Sobre a circulação do sangue e anotações cardiovasculares: comentários a um livro do século XVIII.
Sobre o livro:
Neste livro é-nos dada a oportunidade de viajar no tempo desde a Antiga Grécia até ao ano de 1761, quando o livro foi publicado pelo cirurgião Francisco José Brandão. Nesta época já era conhecido o modo como o sangue circulava, descrita cerca de século e meio antes por William Harvey, através de estudos experimentais que realizou em numerosas espécies animais, e no que havia sido revelado sobre o coração, veias e artérias em cadáveres humanos por outros investigadores. Exceptuando um limitado período durante a Antiguidade (no século III aC, na escola que os Gregos haviam fundado em Alexandria) e somente desde o século XII (após a Igreja suspender a proibição contra as dissecações anatómicas), fora possível obter dados concretos sobre a anatomia e fisiologia do corpo humano. Até então e, mesmo mais de um século depois da descoberta de Harvey, a comunidade médica mantinha-se convicta da certeza do modelo da circulação que Galeno, descrevera no século II, sobretudo baseado em dissecações de porcos e macacos. O Dr. Francisco Brandão, cujos textos são agora colocados em perspetiva pelo autor, Prof. Martins e Silva, procurou escrever um livro que ensinasse as noções básicas sobre a circulação do sangue aos seus alunos de cirurgia. Porém, não se sentindo inteiramente à altura de um texto original da sua autoria, traduziu o livro de um médico Francês, a que acrescentou comentários, embora dizendo que essas anotações foram essenciais para a clarificação do que traduzira.
(fonte: Sociedade Portuguesa de Cardiologia)
Sobre o autor:
JOÃO ALCINDO MARTINS E SILVA nasceu em Lisboa, em 24 de Junho de 1942. Licenciou-se em Medicina em 1967, doutorou-se em ciências médicas em 1973, e ascendeu a professor catedrático em 1979/80. Durante os trinte e sete anos em que desempenhou funções académicas nas Faculdades de Medicina das Universidades de Lourenço Marques (até 1974) e de Lisboa, ensinou bioquímica fisiológica a muitos milhares de alunos da licenciatura de medicina e, durante alguns anos, também aos de medicina dentária (da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa) e de engenharia biomédica (do Instituto Superior Técnico). Promoveu e dirigiu o Instituto de Bioquímica, foi professor decano, subdiretor e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, além de presidente de duas sociedades científicas nacionais. Editou vários livros e foi autor/co-autor de algumas centenas de artigos e intervenções científicas sobre bioquímica fisiológica e aplicada, ensaios e outras temáticas. Em 2005 aposentou-se da função pública, a seu pedido. Desde então mantém, entre interesses principais, a pesquisa e publicação de trabalhos sobre a história da medicina.
size="10"
SILVA, João Alcindo Martins e, Sobre a circulação do sangue e anotações cardiovasculares: comentários a um livro do século XVIII / J. Martins e Silva. – Lisboa: livros AEDO, 2017. ISBN 978-19779-1448-4
Disponível na Biblioteca-CDI – cota: WG 11 Si-3 2017 P6
size="20"
Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial
