Nota Editorial
Em abril, coração a mil.

Tempos antigos da nossa humanidade acreditavam que dentro do corpo havia um órgão com vontade própria.
O irrequieto e por vezes inconstante músculo que nunca descansa, bate, em média, 120 vezes por minuto no peito de um recém-nascido, e cerca de 72 no peito de um adulto. Ao fim de um dia ele pulsou mais de 100 mil vezes.
Inspira músicos e poetas, move as pessoas ou trava-as em desgosto. Órgão vital à vida, o Coração também vai ao médico.
É para a Cardiologia que olhamos, nesta edição nº 78 da Newsletter, para perceber o que tem a Medicina ainda a dizer de novo sobre o Coração.
Ouvimos alguns dos seus melhores cuidadores e percebemos que, a cada porta que se encerra, outras janelas se abrem, com pistas alternativas para se lutar cada vez mais pela longevidade. O Professor Luís Rosário investiga as células estaminais do coração e a capacidade de um dia ele se regenerar. Falámos ainda com a Professora Dulce Brito, que telemonitoriza os compassos do seu bater, com a Professora Ana Almeida, que o analisa através das suas imagens, com a Professora Manuela Fiúza, que acolhe os corações que trazem do passado um histórico oncológico, e com a Professora Susana Constantino, que investiga o nascimento de novos vasos e a sua relação com as baixas doses de radiação ionizante. Fomos ainda ouvir a Doutora Inês Zimbarra Cabrita, que conduz dois departamentos de investigação, criando os alicerces sólidos para que se investigue mais em Cardiologia.
A dirigir toda esta orquestra perfeita que, com instrumentos tão diferentes, segue a mesma melodia, está o Professor Fausto Pinto, Diretor do Departamento de Coração e Vasos do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN)/Hospital de Santa Maria, e Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, cujo mandato acaba no próximo mês de junho. Numa entrevista exclusiva à news@fmul apresentou-nos a sua recandidatura e explicou que metas traça para um próximo mandato, sem, no entanto, descuidar o “menino dos seus olhos”, o Coração.
O Coração é, precisamente, aquele que falha por paragem cardiorrespiratória, e porque é fundamental saber prestar o suporte básico de vida e ligar o 112, o Movimento Cívico Salvar Mais Vidas explica-lhe tudo e alerta-o para esta necessidade.
Apesar, de nos últimos tempos, as plataformas digitais terem mudado o conceito de Biblioteca, o encontro com o espaço físico e com o livro não perde o seu lugar. Num esforço conjunto de equipas nasceu uma Biblioteca mais ampla e de rosto rejuvenescido. Como referiu o Professor António Vaz Carneiro, Professor Bibliotecário, “utilizem a Biblioteca porque é por isso que ela cá está”.
Movida pelo coração, Isabel Aguiar é a nossa cara “do lado de cá”, Diretora do Departamento de Gestão Administrativa da FMUL, e responsável pelo Núcleo de Instalações, Equipamentos e Logística, é ainda a grande contadora de histórias quando se fala da Faculdade de Ajudar e de mais um Dia Solidário.
Desejamos-lhe um mês arrebatador!
size="30"
Joana Sousa
Equipa Editorial
size="10"
Créditos de imagem: Studio Catarina Zimbarra
