Do lado de cá
Até já Natércia!

size="10"
O nome é Natércia Costa. Tem 67 anos, dos quais 32 foram passados a trabalhar “nesta casa”. Os dez primeiros foram no Centro de Neurocirurgia do Hospital Júlio de Matos e os restantes 22 passou-os nestas quatro paredes.
Iniciou a sua carreira como telefonista até que passou a exercer funções no Conselho Diretivo, foi lá que “aprendeu muito”. Trabalhou com o Professor Pádua, “ ele andava sempre com um gravador que depois me entregava e eu transcrevia, na altura ainda se utilizava a máquina de escrever”. Também trabalhou com o Professor Mário Lopes.
“Depois a D. Gina Xavier, que era a Chefe da Contabilidade, na altura, convidou-me para trabalhar com ela. Foi aí que vim para o Património”.
Foram também 32 anos a acompanhar as mudanças que por cá ocorreram, “comecei por trabalhar com a máquina de escrever e fomos evoluindo com os computadores, que é o que temos hoje”, recorda.
Quando lhe perguntamos o que mais a marcou, responde-nos sem hesitações que foi o respeito e a ajuda que recebeu de todos os que com ela trabalharam. Cruzou-se com muitas pessoas, docentes e não docentes, todas elas diferentes e refere que o truque é “entender o lugar de cada um”.
Agora é hora de voltar para a terra que a viu nascer, Valpaços, em Trás-Os-Montes, é lá que o seu marido tem uma empresa, “durante todos estes anos tem sido uma correria, entre cá e lá”, refere. “Aos fins-de-semana ou ia lá eu ou vinha cá o meu marido, e agora, finalmente, vamos estar juntos todos os dias. E tenho lá muito com que me entreter, tenho um quintal, tenho as minhas flores e também vou ter tempo para ler, vai ser bom!”.
“Lidei com muita gente mas como lhe digo, sempre me trataram muito bem! Faço um balanço muito positivo!”
size="20"
A Equipa Editorial
