Protocolos
Technology Roadmap – Uma parceria entre IBM e FMUL
Rita Miguel é Diretora da Divisão de Marketing, Comunicações e Cidadania da IBM Portugal e falou com a equipa da Newsletter para explicar qual a ligação da marca ao projeto de Otorrino, do Professor Óscar Dias.
size="10"
Aquilo que lhe pergunto é qual a ligação real que a IBM vai ter ao projeto.
Rita Miguel: A abordagem da IBM em matéria de Cidadania Corporativa está alinhada com os nossos valores, potencia o impacto que podemos e queremos ter, enquanto empresa global, refletindo a nossa estratégia de negócio, o nosso investimento em tecnologias inovadoras, a contínua transformação e mudança sustentável. Neste sentido, a IBM centra o seu compromisso com as comunidades e os programas e iniciativas que desenvolve, em questões sociais específicas, como educação, desenvolvimento económico, saúde, meio ambiente, cultura, áreas onde aplicamos a tecnologia e o talento da IBM na resolução de problemas concretos.
Foi neste sentido que a IBM lançou, em 2010, o programa Impact Grants que disponibiliza, de forma gratuita, soluções e serviços de consultoria e acesso a tecnologia IBM a instituições, escolas e organizações sem fins lucrativos, de modo a melhorar as suas competências tecnológicas e de liderança, bem como a sua infraestrutura de TI (Tecnologias de Informação). A diversidade destas soluções e serviços possibilitam à IBM responder e atender às necessidades constantes e muito variáveis do setor educativo e sem fins lucrativos.
E é exatamente por via de uma das soluções criadas pela IBM, o "Technology Roadmap", que estamos a apoiar o projeto desenvolvido pela Faculdade de Medicina. Mais concretamente, e com base em informação previamente recolhida, em reuniões e contactos mais próximos com alguns dos elementos da faculdade mais ligados ao projeto, dois consultores seniores da IBM estão a construir um plano tecnológico a ser apresentado à Faculdade, com indicações e sugestões técnicas e processuais para a criação de uma solução tecnológica que permita a disponibilização online, por públicos segmentados, de alguns dos conteúdos que os alunos da cadeira de Otorrinolaringologia têm vindo a produzir ao longo dos últimos anos. Em paralelo, procurar-se-á abordar a forma correta de relacionar estes conteúdos ao espólio físico de material de Otorrino existente no Museu da Faculdade, numa perspetiva de ligar a atualidade à história e ao que a mesma nos ensinou. Está a ser um desafio muito gratificante, e esperamos que os resultados do mesmo permitam que a Faculdade de Medicina, os seus docentes e alunos, bem como a sociedade em geral, tenham acesso a uma importante e única fonte de informação e de conhecimento.
size="10"
Que benefícios encontra a marca quando assume este tipo de apoios?
Rita Miguel: A IBM tem-se movido de era para era, desde há mais de um século, são 107 anos no mundo e 80 em Portugal. Esta capacidade de reinvenção, de ir mais além, só é possível ao aceitarmos a necessidade de uma transformação fundamental de aposta no negócio, de modo a ajudarmos os nossos clientes e o mundo a avançar para o futuro. E é nesse mesmo espírito de transformação, inovação e liderança, a uma escala social e com impacto global, que assenta a nossa estratégia de cidadania corporativa. Para a IBM, o contributo efetivo para mudanças positivas nas nossas comunidades constitui, sem dúvida, parte fundamental do nosso propósito de sermos essenciais e de contribuirmos, com resultados, para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e socialmente sustentável.
size="10"
Joana Sousa
Equipa Editorial