Nº 110| MAR’18
O PROFISSIONALISMO MÉDICO NA EDUCAÇÃO MÉDICA
Ensinar o profissionalismo médico é uma componente fundamental da educação médica. O objetivo é que seja claro para os estudantes a natureza do profissionalismo médico, as suas obrigações e os seus valores.
Uma identidade profissional é fulcral para qualquer bom médico. Deste modo, educar neste sentido não é um fim em si, mas um meio para formar médicos capazes. A socialização - com as suas complexas interações com mentores, "role-models", um tipo de conhecimento que além de teórico é também tácito - faz com que um estudante de medicina passe gradualmente a começar a pensar, agir e a sentir-se como um médico.
Os autores deste artigo propõem que o objetivo principal da educação médica é a identidade profissional e que as estratégias profissionais sejam desenvolvidas nesse sentido. O objetivo é garantir que os estudantes saiam da faculdade tendo adquirido os conhecimentos teóricos e práticos para a prática da medicina, mas também uma identidade profissional para que possam pensar, agir e sentir-se como médicos.
size="10"
Notícias do Pedagógico
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
***