Notícias FMUL
Professor Miguel Castanho - O problema das super-bactérias num futuro muito próximo
size="20"
No passado dia 18 de novembro comemorou-se o Dia Europeu do Antibiótico. A Revista Visão não deixou passar em branco esta data, publicando um artigo sobre um tema de enorme atualidade, o abuso da utilização dos antibióticos.
A toma desenfreada de antibióticos traduzir-se-á na alteração genética das bactérias, tornando-as multirresistentes e, segundo as previsões de alguns especialistas, a principal causa de morte em 2050, ultrapassando o cancro.
O fenómeno ocorre porque, como seres vivos, as bactérias têm também a capacidade de se adaptar. O problema é que o abuso da utilização de antibióticos acelera este processo.
Segundo as palavras do Professor Miguel Castanho, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Investigador no Instituto de Medicina Molecular , este “é um problema sério. Há um aumento exponencial de super-bactérias.”
O Professor trabalha no desenvolvimento de antibióticos que exerçam sobre as bactérias uma ação diferente e lidera um consórcio internacional que tem como objetivo primordial encontrar uma nova geração de antibióticos, que possa eliminar bactérias que são, nos dias de hoje, difíceis de vencer.
size="10"
Leia o artigo aqui