Mais e Melhor
O banco que guarda amostras de sangue, tumores, ossos e saliva.

O Biobanco-iMM reúne amostras biológicas de sangue, osso, saliva, soro, urina, ADN, líquido de cartilagens e tecidos tumorais de pessoas saudáveis e doentes. O propósito é estudar diversas doenças, cancros, doenças reumatológicas e neurológicas, como demências, Parkinson e Alzheimer.
Desde 2015 que a Associação Laço se uniu ao iMM, criando o Fundo iMM-Laço: A Caminho da Cura, com o intuito de apoiar projetos de investigação na área específica do cancro da mama, para que se possa dar resposta e criar soluções para as diversas mulheres a quem é diagnosticado cancro da mama.
Nos dias 30 e 31 e Outubro, o iMM e a Associação Laço promovem uma campanha de recolha de sangue. De acordo com informação dada pelo iMM, são estas recolhas que permitirão “o estudo do sistema imunitário e de como este pode ter um papel fundamental na inibição do crescimento do tumor, na formação de metástases, ou até como pode ser uma preciosa ajuda na regressão ou eliminação dos tumores. Também estão a ser realizadas duas investigações no âmbito da genética dos tumores. Uma delas procura perceber qual o mecanismo que desencadeia metástases ósseas. A outra incide sobre a análise genética dos tumores para prever a resposta à quimioterapia em mulheres com cancro da mama em estádios iniciais, procurando também identificar o tipo de tumores com mais riscos de metastização”.
Sérgio Dias, Group Leader do iMM e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, refere que já se doaram mais de 160 mil amostras e que tal se deve às mais de 15 mil pessoas que colaboraram.
Números que são motivo de orgulho para a equipa e que justificam a continuidade destas campanhas.
size="20"
Fontes: Jornal Diário de Notícias e iMM
Créditos de Imagem: iMM
