Nº 95| OUT’17
ESTUDO
COMO INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NA REFORMA DO ENSINO
No esforço para criar uma Escola Médica cada vez melhor, torna-se imprescindível o diálogo próximo com o corpo estudantil, não só para entender as suas necessidades, mas também para os tornar parceiros ativos neste projeto.
O artigo desta semana procura explorar quais as motivações que levam estudantes de Medicina a participar no melhoramento das suas instituições de ensino. Entre outras razões, destacam-se o maior contacto com docentes e a realização de trabalhos com colegas altamente motivados.
Cremos que um bom entendimento destas motivações será a base para a criação de uma Escola melhor, mais aberta, e mais próxima dos seus alunos.
Notícias do Pedagógico
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
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Nº 96| OUT’17
WHEN BREATH BECOMES THIN AIR
When Breath Becomes Thin Air conta a história de um neurocirurgião que morreu de cancro do pulmão aos 38 anos. Escrito pelas suas próprias mãos ao longo do processo de transição de médico para doente, somos levados pela viagem de um simples homem que na sua procura pelo sentido da vida é confrontado pela sua própria mortalidade.
“Don’t think I ever spent a minute of any day wondering why I did this work, or whether it was worth it. The call to protect life—and not merely life but another’s identity; it is perhaps not too much to say another’s soul—was obvious in its sacredness. Before operating on a patient’s brain, I realized, I must first understand his mind: his identity, his values, what makes his life worth living, and what devastation makes it reasonable to let that life end. The cost of my dedication to succeed was high, and the ineluctable failures brought me nearly unbearable guilt. Those burdens are what make medicine holy and wholly impossible: in taking up another’s cross, one must sometimes get crushed by the weight.”
Como médico há que aprender a ser doente, e nada melhor que um testemunho destes para ensinar.
Assista a uma Ted Talk dada pela esposa do Dr.Paul Kalanithi, Dra. Lucy Kalanithi sobre a doença e morte do marido.
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Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
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Nº 97| OUT’17
CONFERÊNCIA
BEYONDMED
Há vários anos que o Dia PEM se tem dedicado a apresentar as mais recentes novidades na educação médica e a fomentar o reconhecimento das boas práticas e da inovação no Ensino da nossa Faculdade, através da atribuição do Prémio Professor João Gomes Pedro.
Agora com um novo nome, o BeyondMed conta com a participação de célebres oradores internacionais, a apresentação de inovadoras tecnologias de simulação médica, e ainda sessões de Small Working Groups sobre os temas mais atuais no nosso ensino.
Não perca esta oportunidade de participar no esforço para criar uma Escola Médica cada vez melhor! Inscreva-se aqui e consulte o programa aqui.
Notícias do Pedagógico
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
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Nº 98| OUT’17
A NECESSIDADE DA LITERATURA
A medicina é uma ciência e um arte, algo muito particular, e como tal, a formação médica também tem que o ser. Esta particularidade passa por ensinar como funciona o corpo humano a um nível físico, mas também a um nível metafísico. O médico tem que ser conhecedor do Homem em si e das suas idiossincrasias. O aumento da necessidade de preparação científica, relegou para segundo plano a preparação humana que era dada nas enfermarias através de médicos mais experientes.
Neste contexto, as faculdades americanas de Medicina lecionam desde há 20 anos cadeiras de literatura. O artigo “Literature and Medicine: Contributions to Clinical Practice “ conclui que: “Together, medicine and literature can modulate the potentially alienating experiences of illness and doctoring into a richer and more mutually fulfilling human encounter that better brings about healing and alleviates suffering.”
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Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
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