Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
72
Novembro 2017
(Visite a edição completa)
Notícias do Pedagógico
Notícias do Pedagógico

news-63_noticiasdopedagogico

Nº​ ​95| OUT’17

 

 


 


ESTUDO

COMO INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NA REFORMA DO ENSINO 

 

 

 

 


 


No esforço para criar uma Escola Médica cada vez melhor, torna-se imprescindível o diálogo próximo com o corpo estudantil, não só para entender as suas necessidades, mas também para os tornar parceiros ativos neste projeto.

O artigo desta semana procura explorar quais as motivações que levam estudantes de Medicina a participar no melhoramento das suas instituições de ensino. Entre outras razões, destacam-se o maior contacto com docentes e a realização de trabalhos com colegas altamente motivados.

Cremos que um bom entendimento destas motivações será a base para a criação de uma Escola melhor, mais aberta, e mais próxima dos seus alunos.

Notícias do Pedagógico

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

***

news-63_noticiasdopedagogico

Nº​ ​96| OUT’17

 

 

 

 


 


WHEN BREATH BECOMES THIN AIR

 

 

 

 


 


When Breath Becomes Thin Air conta a história de um neurocirurgião que morreu de cancro do pulmão aos 38 anos. Escrito pelas suas próprias mãos ao longo do processo de transição de médico para doente,  somos levados pela viagem de um simples homem que na sua procura pelo sentido da vida é confrontado pela sua própria mortalidade.

“Don’t think I ever spent a minute of any day wondering why I did this work, or whether it was worth it. The call to protect life—and not merely life but another’s identity; it is perhaps not too much to say another’s soul—was obvious in its sacredness. Before operating on a patient’s brain, I realized, I must first understand his mind: his identity, his values, what makes his life worth living, and what devastation makes it reasonable to let that life end. The cost of my dedication to succeed was high, and the ineluctable failures brought me nearly unbearable guilt. Those burdens are what make medicine holy and wholly impossible: in taking up another’s cross, one must sometimes get crushed by the weight.”

Como médico há que aprender a ser doente, e nada melhor que um testemunho destes para ensinar.

Assista a uma Ted Talk dada pela esposa do Dr.Paul Kalanithi, Dra. Lucy Kalanithi sobre a doença e morte do marido.

Notícias do Pedagógico

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

***

news-63_noticiasdopedagogico

Nº​ ​97| OUT’17

 

 

 

 


 


CONFERÊNCIA

BEYONDMED 

 

 

 

 


 


Há vários anos que o Dia PEM se tem dedicado a apresentar as mais recentes novidades na educação médica e a fomentar o reconhecimento das boas práticas e da inovação no Ensino da nossa Faculdade, através da atribuição do Prémio Professor João Gomes Pedro.

Agora com um novo nome, o BeyondMed conta com a participação de célebres oradores internacionais, a apresentação de inovadoras tecnologias de simulação médica, e ainda sessões de Small Working Groups sobre os temas mais atuais no nosso ensino.

Não perca esta oportunidade de participar no esforço para criar uma Escola Médica cada vez melhor! Inscreva-se aqui e consulte o programa aqui.

Notícias do Pedagógico

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

***

news-63_noticiasdopedagogico

Nº​ ​98| OUT’17

 

 

 

 


 


A NECESSIDADE DA LITERATURA

 

 

 

 


 


A medicina é uma ciência e um arte, algo muito particular, e como tal, a formação médica também tem que o ser. Esta particularidade passa por ensinar como funciona o corpo humano a um nível físico, mas também a um nível metafísico. O médico tem que ser conhecedor do Homem em si e das suas idiossincrasias. O aumento da necessidade de preparação científica, relegou para segundo plano a preparação humana que era dada nas enfermarias através de médicos mais experientes.

Neste contexto, as faculdades americanas de Medicina lecionam desde há 20 anos cadeiras de literatura. O artigo “Literature and Medicine: Contributions to Clinical Practice “ conclui que: “Together, medicine and literature can modulate the potentially alienating experiences of illness and doctoring into a richer and more mutually fulfilling human encounter that better brings about healing and alleviates suffering.”

Notícias do Pedagógico

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

***

 

 

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais