Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
72
Novembro 2017
(Visite a edição completa)
Eventos
Lição de Jubilação do Professor Doutor José Fernandes e Fernandes


No passado dia 17 de Outubro, pelas 11:00, no Grande Auditório do Edifício Egas Moniz da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o Professor Doutor Fernandes e Fernandes (MD, PhD, FACS, FRCS Eng.), Director da FMUL entre 2005 e 2015, deu a sua lição de Jubilação perante um auditório repleto de colegas, alunos e personalidades de relevo da sociedade civil, que o Professor foi destacando ao longo do seu discurso. Estiveram presentes, entre outros, a Dra. Maria de Belém, o General Ramalho Eanes e a Dra. Manuela Ramalho Eanes, o Bispo de Lisboa, D. Tomás de Almeida e o Padre Feitor Pinto.

Abriu a sessão, o Diretor da Faculdade, Professor Doutor Fausto Pinto, sintetizando o valor e importância da contribuição, méritos e exemplo daquele que foi o seu antecessor no cargo de Diretor da FMUL, como médico e cirurgião vascular, como académico e como cidadão, numa alocução pautada pelo tom de reconhecimento, respeito e admiração.

O Professor Fernandes e Fernandes, nome cimeiro da Cirurgia Vascular dentro e fora de portas, relevou, na sua «Última Lição», as principais etapas de um vasto e multifacetado percurso, bem balizadas entre “Origem e Educação”, “Formação em Cirurgia Vascular”, “Atividade em Cirurgia e Intervenção Académica”, “Futuro da Cirurgia Vascular e a Medicina Académica”, “A Disciplina de Introdução à Clínica”, “A Direção da Faculdade de Medicina”.



Interessante foi também a escolha do título da Sessão, de resto registado em livro, distribuído, logo no início, a todos os presentes: Serendipity? Da Cirurgia Vascular à Medicina Académica: Um Olhar sobre o Passado… e o Futuro!

‘Serendipity’ é uma palavra inglesa para a qual não existe tradução num único termo, em Português, e que designa uma descoberta feliz que se faz por acaso, quando não se procurava. O termo, conforme explicou o Professor Fernandes e Fernandes, foi criado no século XVI pelo escritor inglês Horace Walpole.

Quanto à “Origem e Educação”, o Professor Fernandes e Fernandes referiu o exemplo de retidão e carácter que recebeu da sua família, que cunhou em grande parte a sua opção de vida e destino, em prol da medicina.

Na segunda parte, “Formação em Cirurgia Vascular”, o Professor referiu o fascínio que desde cedo sentiu por esta área fundamental da medicina, a importância dos mestres, com destaque para a figura tutelar de João Cid dos Santos e para o seu exemplo de rigor no exercício da profissão. Cid dos Santos viu no Professor Fernandes e Fernandes um dos seus grandsons e foi ele quem assinou a carta de recomendação para a estadia no St. Mary’s Hospital, em Londres, para trabalhar com H.H.G. Eastcott, outro grande marco na carreira do Professor.

Mais que uma vez ao longo da sessão, houve lugar para uma sugestiva comparação entre o trabalho do cirurgião e do artista plástico, nomeadamente o escultor.

Quanto à intervenção académica, o Prof. Fernandes e Fernandes resumiu o que foi, ao longo da sua atividade, o seu ideário de educação médica, os desafios da formação em medicina e a exigência de rigor que se coloca aos jovens médicos e abordou as reformas essenciais do ensino médico no nosso país.

O Professor terminou a sua Lição de Jubilação com referências ao seu período como Diretor da Faculdade de Medicina (2005-2015). No exercício do cargo, o Professor Fernandes e Fernandes impulsionou a colaboração institucional no seio do CAML - Centro Académico de Medicina de Lisboa, ao mesmo tempo que pautou a sua atuação pela melhoria do ensino médico.

Um dos grandes impulsionadores da fusão entre as antigas Universidade de Lisboa (“Clássica”) e a Universidade Técnica de Lisboa, que originou a atual Universidade de Lisboa, a maior do país, afirmou então “Precisamos de menos e melhores universidades que sejam pólo de atração para investigadores e estudantes estrangeiros.”

A última das intervenções, breve, esteve a cargo do Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Doutor António Cruz Serra, e incluiu uma nota curiosa, na verdade um “pedido de desculpas” ao homenageado pelos atrasos na conclusão do Edifício Reynaldo dos Santos, projeto que lhe é tão caro.

No encerramento da Sessão teve lugar um momento musical por membros do Coro Médico de Lisboa e da Orquestra Médica de Lisboa, que interpretaram excertos de obras que marcaram o homenageado.

[su_slider source="media: 19497,19498,19499,19500,19501,19502,19503,19504,19505,19506,19507,19508,19509,19510,19511,19512,19513,19514,19515,19516,19517,19518,19519,19520,19521,19522,19523,19524" limit="56" link="lightbox" width="480" height="320" responsive="no" title="no" centered="no" arrows="no" pages="no" autoplay="5300" speed="6400"][su_slider source="media: 19344,19346,19396,19359,19351,19348,19356,19372,19343,19371,19373,19382,19385,19386,19388,19393,19377,19394,19401,19342,19318,19316,19315,19313,19310,19308,19306,19303,19299" limit="13" link="lightbox" width="920" height="580" responsive="no" title="no" mousewheel="no" autoplay="5300" speed="2100"][/su_slider]
Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais