Momentos
Faculdade de Medicina mergulhada em Rosa

size="30"
Uma Onda Rosa começou a formar-se dia 15 e vai alastrar-se até 30 de Outubro a mais de 500 locais, espalhados pelo país.
Este é o mês de apelar à prevenção e ao diagnóstico do cancro da mama e para isso a Liga Portuguesa Contra o Cancro associa-se a várias entidades nacionais para fazer ecoar que a doença existe, mas pode ser evitada, ou travada a tempo.
O projeto Faculdade de Ajudar, da Faculdade de Medicina de Lisboa, associou-se à campanha que já acontece pelo terceiro ano consecutivo e a razão é clara, falar sobre o cancro da mama, não é para assustar, mas salvar vidas.
“É importante falar do cancro da mama pois é o cancro mais comum na mulher portuguesa, afetando a pessoa diagnosticada mas também os seus familiares e amigos.
- Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama,
- A taxa de sobrevivência tem aumentado, contudo, morrem ainda cerca de 1.500 mulheres por ano com a doença;
- O cancro da mama é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, e associado a uma imagem de grande gravidade, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade.
- A prevenção secundária salva vidas e é importante continuar a sensibilizar para a adesão ao rastreio do cancro da mama.” (do texto da nossa equipa da Faculdade)
O dia 15 de outubro assinalou o Dia Mundial da Saúde da Mama e o dia 30, o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama, razões mais do que suficientes para pintarmos o mês todo de Rosa.
