Notícias FMUL
Candidaturas ao Programa Harvard Medical School-Portugal abrem em breve
O programa de parceria entre o Estado Português e a Harvard Medical School lança nos próximos dias os editais para apresentação de candidaturas.
Este Programa tem vindo a ser preparado ao longo dos últimos dois anos com todas as Faculdades de Medicina portuguesas e os Laboratórios Associados da área da saúde, em parceria com a Harvard Medical School, e materializa-se agora na abertura dos seguintes concursos: projectos de investigação clínica e de translação em rede involvendo equipas de investigação portuguesas e de Harvard; projectos de investigação clínica a desenvolver por médicos durante a fase de internos de especialidade; projectos para desenvolvimento de novos sistemas de informação médica; projectos de investigação sócio-económica sobre o impacto dos sistemas de informação em saúde.
Tendo a directora executiva do Instituto de Medicina Molecular (IMM), Maria do Carmo Fonseca, como uma das principais promotoras, este projecto prevê grandes benefícios para o panorama português das ciências da saúde, como a ligação da investigação clínica à básica em projectos de grande internacionalização, a contribuição para o desenvolvimento da investigação clínica em Portugal e o suporte de um grande projecto de coordenação nacional de divulgação de conteúdos médicos.
O Programa surgiu de uma solicitação de parceria da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) a Harvard, na sequência do esforço da FCT em estabelecer cooperações científicas internacionais com universidades de grande renome. Em 2007,a Harvard Medical School e o Ministro da Ciência Tecnologia português assinavam um protocolo para identificar o potencial de cooperação. Cerca de 42 milhões de Euros para os próximos 6 anos é o orçamento total do projecto.
“Este programa é uma oportunidade excepcional tanto para o IMM, como para a Faculdade de Medicina e o Hospital de Santa Maria, por isso encorajo vivamente todas os investigadores e clínicos do Centro Académico de Medicina de Lisboa a estarem atentos às oportunidades lançadas e desafio-os a começarem desde já a perspectivar hipóteses de parcerias com equipas de Harvard.”, explica Maria do Carmo Fonseca.
Os concursos agora abertos surgem das três principais linhas de acção estruturadas. A primeira é um programa de investigação para fortalecer a capacidade de produzir, em Portugal, mais conhecimento científico com potencial impacto clínico. O objectivo é apoiar projectos de cariz inovador, orientados para qualquer área relevante para a patologia humana. Neste contexto, serão abertos anualmente concursos para a selecção de novos projectos envolvendo um total de mais de 24 equipas portuguesas. A segunda é um programa de incentivo ao desenvolvimento de projectos de investigação clínica por cerca de 14 médicos no internato da especialidade. E a terceira é um programa para estimular a produção e publicação de informação médica para o público em geral, e distribuir materiais pedagógicos junto de estudantes de Medicina e de profissionais do sector. Neste contexto serão abertos concursos anuais para a selecção de cerca de 15 novos projectos de produção e publicação de informação médica.
Mais informação em www.hmsportugal.org.
Catarina Rebelo
Unidade Comunicação e Formação do IMM
anarebelo@fm.ul.pt