Nº 81| MAR’17
CURIOSIDADES
O QUE A TEORIA DA CARGA COGNITIVA NOS PODE TRAZER AO ENSINO
A elevada complexidade dos conhecimentos a assimilar revela-se muitas vezes um obstáculo no ensino médico. A capacidade para integrar conceitos díspares é limitada e frente a isto os métodos de ensino devem aproveitar os mais recentes desenvolvimentos em Teoria Cognitiva.
Após a devida fundamentação teórica, os autores do artigo Cognitive Load Theory: Implications for medical education sugerem um conjunto de técnicas que visam gerir a dificuldade de cada tarefa e adaptá-la ao grau de aprendizagem dos alunos de Medicina, de forma a garantir um maior sucesso educativo.
Conheça melhor estes desenvolvimentos e a sua aplicação na pedagogia médica aqui.
Notícias do Pedagógico
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
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Nº 82| ABR’17
PEDAGOGIA
COMO ENSINAR GRUPOS NUMEROSOS?
Dar palestras ou ensinar um grande número de pessoas é uma das formas mais antigas de ensinar. As palestras, qualquer que seja a sua reputação, são uma forma eficiente de transferir conhecimentos e exportar conceitos.
No entanto, não devem ser vistas como um método útil para o ensino de 'skills'. Aulas com formato de grandes grupos promovem a aprendizagem passiva: os estudantes recebem a informação mas não têm a oportunidade de a processar devidamente.
Como pode então este tipo de ensino ser usado para maximizar a aprendizagem e fornecer oportunidades para a interação dos estudantes?
Veja o artigo aqui
Notícias do Pedagógico
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
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