Pela nossa segurança
Simulacro na FMUL
Dada a importância da segurança de todos os que estudam, trabalham e frequentam a FMUL, realizou-se um simulacro em cenário de incêndio no Edifício Egas Moniz, no passado dia 15 de dezembro, o qual contou com o empenho das Equipas de Emergência, bem como com a colaboração e compreensão de todos os que no momento se encontravam no Edifício.
Este simulacro, que incluiu o Instituto de Medicina Molecular (iMM) como entidade parceira na utilização do Edifício, inseriu-se no âmbito do Plano de Emergência Interno do EEM e teve como principal objetivo testar:
a. A eficácia do Plano de Emergência Interno, no que diz respeito à atuação das Equipas de Emergência;
b. A resposta em termos de reação e rapidez, dos colaboradores em geral e das Equipas de Emergência das instalações perante uma situação de Emergência;
c. A adequabilidade dos meios e infraestruturas existentes nas instalações;
d. A articulação entre as várias equipas – evacuação, intervenção e 1ºs socorros – que fazem parte da estrutura de Emergência.
O simulacro decorreu durante o período normal de funcionamento do edifício, com um incêndio numa área de economato junto a um Laboratório de Ensino/Investigação, despoletando as ações a empreender previstas no Plano de Emergência Interno. Nesta sequência, os colaboradores que detetaram a ocorrência informaram a Portaria por telefone e atuaram com meios de 1ª intervenção disponíveis na área afetada. Os serviços de Segurança avaliaram o evoluir do sinistro, contatando os Delegados de Segurança, que decidiram sobre a necessidade de evacuação parcial ou total do Edifício, com o apoio da Direção de Segurança. As Equipas de Emergência foram ativadas e procedeu-se às operações preconizadas para o tipo de situação em que o exercício se desenrolou.
A operacionalização do exercício foi gerida tecnicamente pela empresa INERCO Portugal, especialista na elaboração de Plano de Emergência Interno e Gestão de Equipas de Emergência, contando com o apoio dos observadores selecionados pela empresa e convidados pela FMUL. Estes últimos, por serem conhecedores do meio em que desenvolvemos a nossa actividade regular, foram fundamentais para o objetivo definido. Os observadores tiveram como missão identificar e registar:
- Situações que correspondam a um desvio das condições previstas no Plano de Emergência Interno;
- Locais onde não são audíveis as sirenes de alarme;
- Locais que não reúnem condições para estabelecer comunicação com recurso a meios fixos ou portáteis;
- Eventuais anomalias de funcionamento dos equipamentos e sistemas do Edifício;
- Controlo de pontos-chave para avaliação dos resultados do exercício, como por exemplo local de emergência, comissão de emergência, pontos de encontro, pontos sensíveis, reações negativas por parte de colaboradores e visitantes, eficácia dos percursos de evacuação, identificação de eventuais acidentes durante a realização do exercício.
Os contributos dos observadores irão alimentar o Relatório que será apresentado à FMUL e que será o motor para a promoção de melhorias a serem introduzidas.
De salientar que alguns dos participantes no simulacro, pertencentes ou não às diferentes equipas, também deram os seus contributos relativos aos aspetos a melhorar o que nos dão uma perspetiva não técnica, mas fundamental para a melhoria dos comportamentos de segurança.
O exercício, como seria desejável, identificou aspetos estruturais e comportamentais a melhorar. No momento de redação do presente artigo, aguarda-se a entrega de Relatório Técnico por parte da INERCO.
Agradecimentos da Direção de Segurança:
- Observadores convidados, Joaquim Alves (Oficial de Segurança do Centro Hospitalar Lisboa Norte), Júlia Alves (Coordenadora de Segurança da Faculdade de Ciências), Paulo Pereira (Auditor do iMM Lisboa) e Fernando Jorge Rodrigues (Técnico da Área de Sustentabilidade dos Serviços Centrais da Universidade de Lisboa);
- Delegados de Segurança, Dina Rodrigues(FMUL) e Alexandra Maralhas (iMM);
- Membros das equipas de evacuação, intervenção e 1ºs socorros;
- Equipa de segurança da FMUL;
- Equipa de manutenção da FMUL;
- Comunidade Académica e Científica na qualidade de utilizador do Edifício
Dra. Isabel Aguiar
Mestre Sónia Barroso
Comissão de Segurança e Saúde no Trabalho
comissaoSST@medicina.ulisboa.pt