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Prof. Óscar Dias recebe o Prémio de Mérito Pedagógico 2016
O Professor Óscar Dias, Professor Catedrático da Área Disciplinar de Otorrinolaringologia [ORL] da FMUL, recebeu no dia 23 de novembro o Prémio de Mérito Pedagógico Professor Doutor J. Gomes-Pedro 2016.
Este Prémio destina-se a contemplar o docente, ou grupo de Docentes que se constitua como uma equipa pedagógica num dado projeto, que mais se destacou durante o ano letivo transato pelo seu contributo para a melhoria da Educação Médica na FMUL. A ação pode dizer respeito à estrutura da área disciplinar; excelência no desenvolvimento de estratégias integradas de ensino, aprendizagem e avaliação; ao desenvolvimento e implementação de práticas pedagógicas inovadoras; ao investimento em formação pedagógica.
Tem como objetivo distinguir não só a qualidade e a originalidade do trabalho docente, mas também promover o aperfeiçoamento do ensino, da formação e da avaliação na Escola Médica.
A Equipa Editorial da Newsletter questionou o Professor Óscar Dias sobre o que significou para ele ter recebido este Prémio.
“Fiquei muito feliz com o Premio que chegou num momento extrordinário da minha vida.
Em 1976 assinei o meu contrato de monitor de Anatomia. Assim completo 40 anos de ligação formal à Faculdade, que se iniciou pelo convite do Prof. Armando Ferreira e do Prof. Mário Andrea.
Por outro lado, tenho o privilégio de ser o Professor de ORL no ano em que faz exactamente 100 anos da data da primeira Aula da Cadeira de ORL que foi leccionada pelo Prof. Carlos de Mello.
É um Prémio muito emocional para um Professor, e estou certo que todos os docentes desta casa gostariam de estar no meu lugar.
Este prémio que me atribuiram, sinto que não é só meu, é um prémio repartido pela Faculdade inteira. Pois o trabalho hoje premiado só foi possível com o apoio e entusiamo dos alunos, de técnicos , de funcionários de varios sectores da Faculdade, e de muitos Professores e Médicos do Hospital Universitário.
Sinto que sou um privilegiado pela carreira que se foi abrindo à minha frente, guiado pelos meus Mestres. Sinto que estou na fase de dar de volta. De dar à Escola, aos alunos , aos médicos, à Universidade, à Sociedade.
Quero agradecer ao Prof. Fausto Pinto, ilustre Diretor da Faculdade de Medicina de Lisboa, ao Conselho Pedagógico e à Profª. Isabel Pavão Martins, a iniciativa da criação do Prémio de Mérito Pedagógico Prof. Gomes Pedro.
Em segundo lugar, tenho de expressar o meu reconhecimento aos colegas que tiveram a amabilidade de proporem o meu nome para tão elevada distinção.
O meu profundo obrigado aos dois assistentes da Cadeira de ORL, Dr. Marco Simão e Dr.ª Marta Canas Marques que, com grande dedicação e enorme sacrifício pessoal, me têm ajudado a cumprir a missão da Clinica Universitária de ORL em circunstâncias muito especiais. Uma palavra pública de agradecimento ao Sr. Rui Peneda, Técnico de Audio Visuais do HSM e à D.ª Graça Caldeira técnica da FMUL.
Nos últimos anos, com o Prof. Paulo Costa aprendi uma palavra nova e que me ajudou muito e que gostaria de compartilhar. O conceito de Andragogia, de ensinar adultos, em suma de ensinar a aprender. Todo o projeto de ensino da Otorrinolaringologia passou a estar centrado em oportunidades de aprender, mais do que ensinar. Até o exame passou a ser uma oportunidade de aprender.
E assim, os alunos construiram o E-Manual de ORL de uma riqueza extraordinaria porque nele se sente a juventude, a imaginação e a vontade de afirmação.
Os alunos construiram os conteúdos para um Polo Pedagógico de ORL no Centro Ciência Viva. Com isso os estudantes reforçam o seu espirito de intervenção na sociedade, que vai ser transversal em qualquer área onde venham a trabalhar no futuro.
Os Estudantes estão a ajudar-me a dar vida ao património histórico da Cadeira de ORL num projeto que está a ser desenvolvido com a Biblioteca da Faculdade e com o Museu da Universidade de Lisboa. Estamos a reconstruir a obra e as épocas dos quatro Professores que me antecederam (Carlos de Mello, Carlos Larroudé, José Nobre Leitão, Mário Andrea) e assim, em conjunto, aprendemos a dar valor ao que temos no presente.
Com isto os futuros médicos aprendem a compreender a evolução e a necessidade de continuar a aprender toda a vida.
Este ano os estudantes estão a desenvolver a relação ORL Ambiente numa colaboração estreita com o Instituto de Saúde Ambiental da FMUL. Esta vai ser a área clínica que vai ter maior desenvolvimento nos proximos anos , e assim se preparam para o futuro.
Igualmente os alunos estão a construir comigo um Curso de ORL para Medicina Geral e Familiar em formato e-learning , que vai contribuir para melhorar a qualidade assistencial promovendo uma mais harmoniosa interação com os cuidados primários.
Circunstâncias especiais dos últimos anos levaram-me a conhecer melhor a Faculdade e a Universidade e quero deixar aqui uma palavra de reconhecimento ao E-Lab da Universidade de Lisboa, ao Departamento de Ensino Médico e ao Núcleo de AudioVisuais da FMUL que têm sido parceiros incansáveis na procura de soluções para os desafios que se foram colocando.
Esta verdadeira aventura pedagógica iniciada no final de 2013, quando me foi entregue pelo Conselho Científico da Faculdade a Regência da Cadeira de Otorrinolaringologia, surgiu naturalmente como resposta a uma profunda crise. A enorme pressão a que a Clínica Universitária foi submetida, gerou e acelerou a concretização de novas soluções, mais centradas na participação dos alunos e aproveitando a tecnologia de que dispomos actualmente. Sempre é verdade o que se diz que uma crise é uma grande oportunidade.
A Cadeira de ORL sobreviveu graças ao apoio e estímulo que tive de todos. O Prémio que me atribuíram pertence a todos nós coletivamente, pois é uma demonstração da imaginação e da energia da Escola no seu conjunto. Eu sozinho nunca teria conseguido concretizar este projeto.
O meu profundo respeito e admiração ao Prof. Gomes Pedro. Fui seu aluno, e sou testemunha do seu entusiasmo pelo Ensino Médico. É uma grande honra para mim ser merecedor do Prémio que tem o seu nome. Sem o seu trabalho não estariamos hoje aqui.
E termino com um agradecimento muito especial aos alunos. Eles são a fonte de inspiração. Só posso dizer obrigado por tudo o que tenho aprendido com os Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Uma palavra final de reconhecimento à minha extraordinária família. Só com o apoio, estímulo e sacrifício da minha mulher e dos meus filhos ao longo de toda a vida consegui fazer a minha carreira na Faculdade e no Hospital Universitário e chegar a esta fase e ser merecedor do Prémio que me atribuíram.
A todos o meu Muito Obrigado!”
Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt
Este Prémio destina-se a contemplar o docente, ou grupo de Docentes que se constitua como uma equipa pedagógica num dado projeto, que mais se destacou durante o ano letivo transato pelo seu contributo para a melhoria da Educação Médica na FMUL. A ação pode dizer respeito à estrutura da área disciplinar; excelência no desenvolvimento de estratégias integradas de ensino, aprendizagem e avaliação; ao desenvolvimento e implementação de práticas pedagógicas inovadoras; ao investimento em formação pedagógica.
Tem como objetivo distinguir não só a qualidade e a originalidade do trabalho docente, mas também promover o aperfeiçoamento do ensino, da formação e da avaliação na Escola Médica.
A Equipa Editorial da Newsletter questionou o Professor Óscar Dias sobre o que significou para ele ter recebido este Prémio.
“Fiquei muito feliz com o Premio que chegou num momento extrordinário da minha vida.
Em 1976 assinei o meu contrato de monitor de Anatomia. Assim completo 40 anos de ligação formal à Faculdade, que se iniciou pelo convite do Prof. Armando Ferreira e do Prof. Mário Andrea.
Por outro lado, tenho o privilégio de ser o Professor de ORL no ano em que faz exactamente 100 anos da data da primeira Aula da Cadeira de ORL que foi leccionada pelo Prof. Carlos de Mello.
É um Prémio muito emocional para um Professor, e estou certo que todos os docentes desta casa gostariam de estar no meu lugar.
Este prémio que me atribuiram, sinto que não é só meu, é um prémio repartido pela Faculdade inteira. Pois o trabalho hoje premiado só foi possível com o apoio e entusiamo dos alunos, de técnicos , de funcionários de varios sectores da Faculdade, e de muitos Professores e Médicos do Hospital Universitário.
Sinto que sou um privilegiado pela carreira que se foi abrindo à minha frente, guiado pelos meus Mestres. Sinto que estou na fase de dar de volta. De dar à Escola, aos alunos , aos médicos, à Universidade, à Sociedade.
Quero agradecer ao Prof. Fausto Pinto, ilustre Diretor da Faculdade de Medicina de Lisboa, ao Conselho Pedagógico e à Profª. Isabel Pavão Martins, a iniciativa da criação do Prémio de Mérito Pedagógico Prof. Gomes Pedro.
Em segundo lugar, tenho de expressar o meu reconhecimento aos colegas que tiveram a amabilidade de proporem o meu nome para tão elevada distinção.
O meu profundo obrigado aos dois assistentes da Cadeira de ORL, Dr. Marco Simão e Dr.ª Marta Canas Marques que, com grande dedicação e enorme sacrifício pessoal, me têm ajudado a cumprir a missão da Clinica Universitária de ORL em circunstâncias muito especiais. Uma palavra pública de agradecimento ao Sr. Rui Peneda, Técnico de Audio Visuais do HSM e à D.ª Graça Caldeira técnica da FMUL.
Nos últimos anos, com o Prof. Paulo Costa aprendi uma palavra nova e que me ajudou muito e que gostaria de compartilhar. O conceito de Andragogia, de ensinar adultos, em suma de ensinar a aprender. Todo o projeto de ensino da Otorrinolaringologia passou a estar centrado em oportunidades de aprender, mais do que ensinar. Até o exame passou a ser uma oportunidade de aprender.
E assim, os alunos construiram o E-Manual de ORL de uma riqueza extraordinaria porque nele se sente a juventude, a imaginação e a vontade de afirmação.
Os alunos construiram os conteúdos para um Polo Pedagógico de ORL no Centro Ciência Viva. Com isso os estudantes reforçam o seu espirito de intervenção na sociedade, que vai ser transversal em qualquer área onde venham a trabalhar no futuro.
Os Estudantes estão a ajudar-me a dar vida ao património histórico da Cadeira de ORL num projeto que está a ser desenvolvido com a Biblioteca da Faculdade e com o Museu da Universidade de Lisboa. Estamos a reconstruir a obra e as épocas dos quatro Professores que me antecederam (Carlos de Mello, Carlos Larroudé, José Nobre Leitão, Mário Andrea) e assim, em conjunto, aprendemos a dar valor ao que temos no presente.
Com isto os futuros médicos aprendem a compreender a evolução e a necessidade de continuar a aprender toda a vida.
Este ano os estudantes estão a desenvolver a relação ORL Ambiente numa colaboração estreita com o Instituto de Saúde Ambiental da FMUL. Esta vai ser a área clínica que vai ter maior desenvolvimento nos proximos anos , e assim se preparam para o futuro.
Igualmente os alunos estão a construir comigo um Curso de ORL para Medicina Geral e Familiar em formato e-learning , que vai contribuir para melhorar a qualidade assistencial promovendo uma mais harmoniosa interação com os cuidados primários.
Circunstâncias especiais dos últimos anos levaram-me a conhecer melhor a Faculdade e a Universidade e quero deixar aqui uma palavra de reconhecimento ao E-Lab da Universidade de Lisboa, ao Departamento de Ensino Médico e ao Núcleo de AudioVisuais da FMUL que têm sido parceiros incansáveis na procura de soluções para os desafios que se foram colocando.
Esta verdadeira aventura pedagógica iniciada no final de 2013, quando me foi entregue pelo Conselho Científico da Faculdade a Regência da Cadeira de Otorrinolaringologia, surgiu naturalmente como resposta a uma profunda crise. A enorme pressão a que a Clínica Universitária foi submetida, gerou e acelerou a concretização de novas soluções, mais centradas na participação dos alunos e aproveitando a tecnologia de que dispomos actualmente. Sempre é verdade o que se diz que uma crise é uma grande oportunidade.
A Cadeira de ORL sobreviveu graças ao apoio e estímulo que tive de todos. O Prémio que me atribuíram pertence a todos nós coletivamente, pois é uma demonstração da imaginação e da energia da Escola no seu conjunto. Eu sozinho nunca teria conseguido concretizar este projeto.
O meu profundo respeito e admiração ao Prof. Gomes Pedro. Fui seu aluno, e sou testemunha do seu entusiasmo pelo Ensino Médico. É uma grande honra para mim ser merecedor do Prémio que tem o seu nome. Sem o seu trabalho não estariamos hoje aqui.
E termino com um agradecimento muito especial aos alunos. Eles são a fonte de inspiração. Só posso dizer obrigado por tudo o que tenho aprendido com os Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Uma palavra final de reconhecimento à minha extraordinária família. Só com o apoio, estímulo e sacrifício da minha mulher e dos meus filhos ao longo de toda a vida consegui fazer a minha carreira na Faculdade e no Hospital Universitário e chegar a esta fase e ser merecedor do Prémio que me atribuíram.
A todos o meu Muito Obrigado!”
Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt