Momentos
Exposição da AEFML “Contra a Corrente. Os Refugiados e o Mundo”
De 5 a 13 de dezembro, decorreu no Piso 01 da entrada principal da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa uma exposição dedicada à problemática da maior crise migratória e humanitária de que se tem conhecimento desde a 2ª Guerra Mundial, a Crise dos Refugiados, que atingiu expressão mais dramática a partir de 2015.
A Associação de Estudantes preparou esta exposição para que todos os que passassem pelo corredor da entrada da sua Escola pudessem ver de perto esta realidade e que, direta ou indiretamente, diz respeito não apenas aos futuros médicos mas a todos os cidadãos deste mundo. O objetivo foi que todos observassem, questionassem, sentissem e se envolvessem.
“65.3 milhões, é o número de pessoas que, segundo a UNHCR, se viram obrigadas, em 2015, a abandonar as suas casas, o conforto do seu lar, a sua família, o seu trabalho, o seu país e a fugir de uma guerra que iria acabar com as suas vidas e com as vidas dos que amam caso nada fizessem, uma guerra que não começaram e que parece não ter fim. Acontece que a maioria dos refugiados são recebidos em países como a Turquia, Paquistão, Líbano, Irão e Etiópia, países esses que não têm capacidade de lhes oferecer as condições de vida necessárias ao seu bem-estar, vivendo estes em condições de pobreza extrema. Tal acontece porque outros países, nomeadamente países europeus, decidem virar as costas ao que está a acontecer, como se não lhes dissesse respeito, constroem muros que impedem a entrada destas pessoas nos seus países, criam barreiras que têm por base medo e cobardia, contribuindo para desencadear uma cascata de violência, revolta e miséria.”
AEFML
Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt