Eventos
Inauguração do primeiro Mestrado em Medicina Hiperbárica e Subaquática de Portugal

O Mestrado em Medicina Hiperbárica e Subaquática nasceu, por despacho a 23 de outubro de 2015, numa colaboração entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e a Escola Naval.
Segundo o Sub Diretor da FMUL, o Prof. Mamede de Carvalho, esta é uma área muito importante, na qual se deve apostar, quer na aquisição de conhecimentos como na investigação. Este mestrado decorreu de uma evolução natural pois iniciou com uma disciplina optativa em Medicina Hiperbárica e Subaquática na Faculdade, à qual se seguiu uma pós-graduação.
Este primeiro ano conta com a participação de 13 alunos que terão aulas na FMUL e na Escola Naval. O objetivo deste Mestrado é contribuir para o progresso dos conhecimentos científicos na área da Bio-Oceanografia, como a Fisiologia e a Fisiologia da Imersão, sendo destinado a mestres e licenciados em áreas da Ciência Naval e da Biomedicina.

A Medicina Subaquática tem contribuído para o progresso dos conhecimentos científicos relacionados com a Bioceanografia, com o funcionamento e aperfeiçoamento mecânico dos equipamentos respiratórios de mergulho, como a Fisiologia e a Fisiopatologia da Imersão, e com o diagnóstico, prevenção e tratamento dos vários tipos de lesões decorrentes da prática de atividades em meio subaquático.

A evolução verificada nestas áreas do conhecimento, aliada à descoberta do oxigénio, foi decisiva para o nascimento e desenvolvimento da oxigenoterapia hiperbárica, a qual tem contribuído significativamente para a evolução dos conceitos sobre os mecanismos de ação do oxigénio molecular a nível biológico, benéficos e deletérios.
Neste contexto, tem-se procurado tirar partido dos efeitos biológicos benéficos proporcionados pela inalação de oxigénio em ambiente hiperbárico, recorrendo ao seu uso em determinadas situações patológicas.

Na atualidade, a oxigenoterapia hiperbárica é considerada insubstituível no tratamento de certas afeções e altamente recomendável noutras, quando utilizada em complemento com a restante terapêutica.
A Sessão Inaugural do Mestrado contou com a participação do Sub Diretor da FMUL, Prof. Mamede de Carvalho,do Presidente do Conselho Científico, Prof. J. Melo Cristino, do Prof. Alberto Escalda, membro da Comissão Científica do Mestrado, do Capitão de fragata Médico Naval Quaresma Guerreiro da Escola Naval e do Capitão de Mar e Guerra Médico Naval Luis Santos Carvalho.

Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt
Créditos de Imagem: Just News
