Notícias do Pedagógico
Notícias de junho de 2016
Nº 50 | JUN’16
EVENTOS
FORMAÇÕES GATu
O Gabinete de Apoio ao Tutorado do Instituto Superior
Técnico (IST) promove atividades de Formação para
Docentes do IST e de outras Escolas da Universidade de Lisboa.
As Formações são concebidas para dar resposta às
necessidades e interesses expressos por ambos os
grupos, sendo desenvolvidas com base em atividades
dinâmicas que promovem a evolução dos participantes
nos temas propostos.
Em anexo segue o mapa de formações para docentes
externos ao IST que irão decorrer durante os meses
de junho e julho.
Poderá encontrar mais informações em:
http://tutorado.tecnico.ulisboa.pt/formacao/docentes/
______________________________
Nº 51 | JUN’16
DICAS E CONSELHOS
GRELHAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação do desempenho tem particular relevância
no ensino pelo seu potencial efeito modulador das
aprendizagens.
As Grelhas de Avaliação e de Competências possibilitam
que os alunos compreendam quais as metas a atingir,
quais os gestos que devem saber executar e que
recebam informações sobre o seu desempenho ao
longo do semestre.
Estas grelhas permitem também orientar o Assistente
acerca dos pontos essenciais para a formação académica
dos alunos no âmbito da Área Disciplinar em questão,
e ainda facilitar a atribuição de uma classificação justa
no final do semestre.
______________________________
Nº 52 | JUN’16
EVENTOS
CNaPPES. 16
Relembramos que o CNaPPES (Congresso Nacional de
Práticas Pedagógicas no Ensino Superior) se irá realizar
nos dias 14 e 15 de Julho, na Reitoria da Universidade
de Lisboa.
Este evento que já vai na sua 3ª edição, visa valorizar
e promover a qualidade pedagógica no Ensino Superior
e contribuir para a criação de comunidades de docentes,
a partir da disseminação das suas práticas e da
aprendizagem com os pares.
Poderá encontrar toda a informação relativa ao
congresso em http://cnappes.org
______________________________
Nº 53 | JUN’16
CURIOSIDADES
THE QUIET DOCTOR
Devemos preocupar-nos com os alunos introvertidos?
A Medicina parece criar alguns desafios particulares
aos indivíduos introvertidos. No entanto, as características
que marcam este tipo de personalidade podem munir os
estudantes com fortes bases para a sua carreira clínica.
Apesar destes traços serem ainda pouco apreciados nas
escolas médicas, muitos dos estudantes introvertidos
vêem a sua personalidade como um ponto forte,
contribuindo positivamente para a progressão da sua
vida clínica.
Poderá ler mais sobre este tema em:
http://student.bmj.com/student/view-article.html?id=sbmj.i2173
Notícias do Pedagógico
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa